ESTA SEMANA, HÁ MUITO PARA VER E FAZER EM LOURES E ODIVELAS

Apesar da mudança da hora e da chegada do tempo mais frio, há sempre coisas para fazer nos concelhos de Loures e Odivelas. Este fim-de-semana há atividades culturais e desportivas para fazer, mas se não quiser sair de casa nestes dois dias, poderá realizar outras atividades ao longo da semana, com destaque para o início das celebrações do centenário de José Saramago, na freguesia de Loures, a partir do próximo dia 4 de novembro.

Em Bucelas, este sábado, a Câmara Municipal de Loures, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira, vai organizar, no âmbito do Dia Nacional das Linhas de Torres, que se comemorou a 20 de outubro, a caminhada “À descoberta das Linhas de Torres”, que vai percorrer as ruas do Forte da Casa (concelho de Vila Franca de Xira) e Bucelas (Loures), a partir das 9h00.

Esta caminhada, que começa junto ao Museu do Vinho e da Vinha, tem como tema as Linhas de Torres Vedras, sistema defensivo edificado a norte da cidade de Lisboa para travar a 3.ª Invasão Francesa, em 1810, e tem início no Centro de Interpretação das Linhas de Torres do Forte da Casa, no Forte 38, o percurso irá passar ainda nos fortes da Rua Nova, da Arroteia, da Agueira e no Monte Serves, passando ainda pelo Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Bucelas.

Ainda na mesma freguesia, vai estar patente, até dia 18 de novembro, a exposição de fotografias denominada “Bucelas Indiscreta”, na Biblioteca Irene Cruz. A mostra conta com as fotografias da autoria de Carolina Jerónimo, e que mostram os “Pedaços e olhares da Nossa Terra, uma Bucelas que está viva”.

Na freguesia de Loures, no dia 4 de novembro, sexta-feira, tem início o programa comemorativo do centenário do nascimento de José Saramago, que decorre até ao dia 20 de novembro. Neste primeiro dia das celebrações, Luís Pastor irá cantar poemas do escritor, no Palácio do Correio Mor, às 21h00. A entrada é livre, mas é necessário fazer uma inscrição prévia para geral@jf-loures.pt ou 962299363.

Já a Associação do Carnaval de Loures vai realizar, no dia 5 de novembro, sábado, mais uma Grande Noite de Fados, às 20h30, no Refeitório da Câmara Municipal de Loures, sendo que esta iniciativa tem como objetivo a angariação de fundos para a organização do Carnaval de Loures 2023.

Na União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, vão ter lugar as últimas Assembleias de Freguesia Extraordinárias relacionadas com o tema da desagregação de Freguesias. Depois de Camarate, a segunda reunião será este sábado, dia 29, no Pavilhão da Cooperativa de Habitação e Construção Moinho de Vento, no Catujal, às 16h00; e a última, no domingo, dia 30, no Centro Comunitário da Apelação, às 16h00.

 

Na próxima terça-feira, dia 1 de novembro, começam as inscrições para o Passeio Sénior à Marinha Grande e Peniche, no âmbito do Projeto de Envelhecimento Ativo e Saudável, promovido pela União de Freguesias de Moscavide e Portela. A visita está marcada para dia 22 de novembro, sendo que as inscrições são limitadas e têm um custo de 22 euros por pessoa. Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de visitar os Museus do Vidro e das Rendas de Bilros, na Marinha Grande e em Peniche, respetivamente.

Já na União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, haverá, este sábado, dia 29, uma animação de rua, entre as 14h00 e as 17h00, num local surpresa de Sacavém. Esta ação está incluída na iniciativa ‘Plateia’, integrada no programa ‘A Barca Criativa’, onde os artistas e animadores escolhem um local no centro de Sacavém e abordam a população para a participação na criação de histórias e quadros teatrais de improviso, a partir de uma imagem que serve de base.





No domingo, dia 30, o Futebol Clube do Prior Velho vai promover um evento relacionado com o Halloween, no Pavilhão do Prior Velho, a partir das 14h30. Esta iniciativa, com entrada gratuita, inclui jogos, caça ao monstro, entre outras atividades destinadas aos mais novos. Já para os adultos, no mesmo local irá haver uma aula de Zumba, com a entrada de quatro euros, e que antecede a festa do Dia das Bruxas, para a qual os participantes devem vir vestidos a rigor.

Em Santo António dos Cavaleiros e Frielas, terá lugar, na próxima quarta-feira, dia 2 de novembro, a segunda Sessão Pública de Esclarecimento sobre o Orçamento Participativo (OP), no Espaço Sociocultural, em Santo António dos Cavaleiros, às 21h00. O OP é um projeto que visa ouvir a população sobre os processos governativos locais, recebendo as suas propostas de investimento na freguesia.

Esta iniciativa conta com uma verba de 10 mil euros, destinadas a projetos nas áreas de Ação Social, Comunicação, Cultura, Desporto e Equipamentos de Recreio, Educação e Juventude, Espaço Público e Espaços Verdes, Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade, Proteção Ambiental, Energia e Sustentabilidade, Modernização Administrativa e Cidadania, Bem-Estar Animal e Saúde Pública, sendo que cada proposta vencedora terá um montante máximo de cinco mil euros.

Na freguesia de Odivelas, esta sexta-feira, às 21h00, há uma Noite de Fados, no Pavilhão Polivalente de Odivelas, destinada a munícipes com 55 ou mais anos de idade. No entanto, as inscrições para participar no evento já encerraram. Já na União de Freguesias da Ramada e Caneças, este domingo, dia 30, há Feira da Destralha, no parque de estacionamento do Mercado Municipal de Caneças.

Nesta feira, que decorre entre as 8h00 e as 14h00, poderá encontrar livros, brinquedos, mobiliário, discos, moedas, selos, acessórios, roupas, porcelanas, entre outros, a um preço simbólico. Caso tenha artigos para vender, poderá inscrever-se através da ficha que está no site da União de Freguesias ou pelo email geral@uf-ramadaecanecas.pt.

Quer comentar a notícia que leu?