O Estoril Praia conquistou a quarta edição da Liga Revelação de futebol, beneficiando da derrota do Portimonense na visita ao Rio Ave (3-2) para garantir a revalidação do título. Por esse motivo, a Câmara de Cascais homenageou os craques do Estoril, a maioria nascidos e criados no concelho, com uma receção ao plantel na Praça 5 de Outubro.
O plantel de sub-23 do Estoril Praia foi recebido, quarta-feira, «com orgulho», pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e pelo executivo municipal, na Praça 5 de Outubro, depois de ter revalidado o título de campeão da Liga Revelação, a duas rondas da final, na época 2021/2022.
Numa festa que permitiu aos craques estorilistas e equipa técnica, que se sagraram bicampeões a duas rondas do final, com a derrota do Portimonense frente ao Rio Ave, voltar a sentir de perto o apoio dos adeptos, tanto no desfile do plantel, em camião, pelas ruas do concelho, como durante a receção em frente à Câmara.
Como fez questão de salientar o vereador do desporto, Francisco Kreye: «Esta não é uma equipa normal, esta é uma equipa que leva ao peito as cores de Cascais, transportadas por muitos filhos da terra, nascidos e criados em Cascais e que tiveram a sua formação desportiva nos diferentes clubes do concelho».
Foi a 8 de março, a duas jornadas do final do campeonato, que a equipa de sub-23 do “mágico” garantiu o feito histórico, mesmo sem nesse dia ter entrado em campo. É que, com a vitória do Rio Ave sobre o Portimonense, tornou-se matematicamente impossível que alguma formação ultrapassasse a equipa comandada por Vasco Botelho da Costa na tabela classificativa. Desta forma estava feita a festa que agora se consumou com a entrega de medalhas de mérito e de uma placa foral por parte da autarquia.
Terminado o campeonato as contas estão feitas: sete vitórias e apenas três derrotas, na fase de apuramento de campeão. «Depois de uma época 2020/2021 perfeita, em que venceu a Liga Revelação e a Taça Revelação, a equipa sub-23 do Estoril Praia alcançou esta revalidação inédita, que demonstra bem a importância dada a este projeto», defendeu Carlos Carreiras.
Um facto importante
Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, «é um orgulho para Cascais, especialmente quando se valoriza a parte da formação, podermos hoje estar a celebrar a conquista de um título nacional. Não é fácil, todos nós sabemos. Eu próprio fui desportista, de hóquei em patins, nunca fui campeão nacional e tenho a noção clara que ser o melhor, a nível de Portugal, é de facto muito importante».
Apesar de ter destacado «o feito extremamente importante, conquistado com os pés», o presidente lembrou aos jovens jogadores que o «grande sucesso que podem ter, daqui para a frente, é utilizarem bem a cabeça».
Além do treinador, Vasco Botelho Costa, do presidente da Estoril Praia SAD, Ignácio Beristain Borre, de todo o plantel do Estoril e de vários vereadores da autarquia, entre os quais Francisco Kreye, responsável pelo pelouro de desporto em Cascais, esteve ainda presente na homenagem o presidente do clube da Linha, Alexandre Faria, que assumiu a expectativa de voltar à autarquia para «comemorar outros triunfos em Cascais».
Reportagem patrocinada por: