ESTUDANTES CELEBRAM DIA NACIONAL DO MAR COM AÇÃO DE LIMPEZA DA PRAIA VELHA DE PAÇO DE ARCOS

0

Para comemorar o Dia Nacional do Mar, que acontece no dia 16 de novembro, 45 alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos realizaram, hoje, uma ação de limpeza do areal e do mar da Praia Velha, localizada nesta freguesia.

A Praia Velha, localizada em Paço de Arcos, recebeu os alunos do agrupamento de escolas para uma ação de recolha de resíduos do areal e do mar. Além desta iniciativa, apoiada pelo Município de Oeiras, os alunos apresentaram trabalhos de conscientização sobre o lixo marinho, e se reuniram para fazer uma simbólica disposição de 17 pranchas a formar a palavra “MAR” no areal. A ação também contou com uma demonstração da modalidade de stand up paddle, realizada pelo Centro de Atividades Náuticas (CAN).

Este evento integra o programa “Mar-arte”, novo projeto do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, desenvolvido no âmbito Escola Azul, do qual o Município de Oeiras é parceiro. O projeto tem por objetivo capacitar jovens com competências desportivas (na área do stand up paddle) e artísticas, que também lhes permitam promover valores relacionados à proteção dos oceanos.

Todos os trabalhos artísticos desta mostra serão elaborados com resíduos recolhidos na praia e no mar, como forma de chamar a atenção e conscientizar a sociedade acerca dos problemas emanantes da poluição dos mares.

O projeto Mar-arte


A iniciativa, pensada para a disciplina de projeto de inovação em cidadania e desenvolvimento (PICD) da Escola Básica Dr. Joaquim de Barros, pretende promover a educação e treino do desporto náutico, o desenvolvimento da criatividade artística, a formação em literacia do oceano, bem como a interação com a sociedade através da exposição artística.

De acordo com a Câmara Municipal de Oeiras, “Trata-se de um projeto inovador que pretende contribuir, de uma forma criativa e dinâmica, para a motivação dos jovens na obtenção de competências em diversas áreas do saber ligados com a literacia do oceano.”.

“Salvar o mar”. Este é o lema que o professor e coordenador do Centro de Atividades Náuticas do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, Pedro Cardoso, diz ter junto com os seus alunos. Este projeto começou este ano, com duas turmas do 5 ano. De acordo com o docente, a autarquia forneceu ao Centro todos os equipamentos desportivos, nomeadamente pranchas, remos e coletes, para tornar possível a realização das atividades com as turmas. “Todas as semanas temos dois dias que recebemos uma turma para fazer o “batismo” de stand up paddle e caiaque. Fazemos a atividade regular de desporto escolar, duas vezes por semana, com vela, canoagem, stand up paddle e surf.”.

Escreva aqui o seu comentário...