EXÉRCITO INSTALA CENTRO TECNOLÓGICO EM PAÇO DE ARCOS

O quartel de Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, é desde esta quinta-feira, dia 20 de outubro, a sede do novo Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx), um espaço de inovação criado pelo Exército.

O protocolo foi assinado na tarde desta quinta-feira pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Rui Pereira, e pelo Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da AED Cluster Portugal, José António Salvado Neves e Rui Marcelino, respetivamente.

A cerimónia de apresentação contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Ministra da Defesa, Helena Carreiras. Aqui, mostrou-se que o CEMTEx tem como objetivo a criação de condições para a cooperação técnica e científica, troca de informação nesses domínios e coorganização de eventos.

Este espaço vai contribuir igualmente para a modernização deste ramo das Forças Armadas, aumentando a sua capacidade operacional, e é dotada de tecnologia desenvolvida e testada em Portugal, em parceria com a academia e as empresas tecnológicas portuguesas, muitas delas sediadas em Oeiras. A escolha deste concelho para a instalação do centro deve-se ao facto de ser a sede de grandes empresas tecnológicas, mas também por ter um polo importante do Instituto Superior Técnico e outras escolas de engenharia (a Atlântica e a ENIDH), que se poderão ser  parceiros de referência na investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

Segundo a autarquia, em nota de imprensa, a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 20/25, o Plano de Ação AED Oeiras, desenhado em parceria com a AED Cluster Portugal, pretende acelerar o desenvolvimento dos setores da aeronáutica, espaço e defesa no território e as oportunidades proporcionadas pela presença da NCIA, uma academia da NATO com especialização em cibersegurança. Por isso, estes são motivos diferenciadores do concelho de Oeiras, do ponto de vista da possibilidade de cooperação institucional para a inovação tecnológica na área da defesa.

As parcerias que irão ser desenvolvidas com o CEMTEx, no âmbito deste protocolo, vão ao encontro da estratégia de Oeiras para a atração e fixação de investimento, a qual foi desenhada e implementada em parceria com a Oeiras Valley Investment Agency (OVIA). Depois da cooperação com a Marinha Portuguesa, esta nova parceria da Câmara de Oeiras com o Exército vem permitir um reforço da estratégia de Oeiras no apoio às dinâmicas de inovação na área da Defesa, explica a mesma nota.


Quer comentar a notícia que leu?