EXPOSIÇÃO AMOR VENERIS PROLONGADA ATÉ 8 DE MARÇO

A exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino foi prolongada por mais dois meses, e por isso, poderá ver esta mostra no Palácio Anjos, em Algés, até ao dia 8 de março. Esta exposição foi inaugurada a 24 de junho e que estava prevista para terminar esta sexta-feira, dia 30 de dezembro.

Contudo, devido ao interesse do público, quer português e estrangeiro, o Município de Oeiras decidiu prolongar a exposição até 8 de março, Dia Internacional da Mulher, data que será assinalada com uma programação especial, explica a organização em nota de imprensa.

“O interesse pela exposição demonstra a vontade da sociedade em discutir, sem tabus, o prazer sexual feminino. Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino deu às pessoas a possibilidade de, através de obras de arte contemporânea, abordar esta temática de forma aberta e pedagógica”, considera a psicóloga e sexóloga Marta Crawford, uma das curadoras e autoras da exposição.

Ao mesmo tempo, no próximo mês, será lançado um estudo sobre o prazer sexual, realizado no âmbito de uma parceria entre o Museu Pedagógico do Sexo (MUSEX), o Mestrado em Sexologia da Universidade Lusófona, a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e a Associação Gerador. Os resultados desta investigação prometem dar uma nova perspetiva sobre o prazer sexual dos portugueses e serão apresentados até março, juntamente com o catálogo da exposição.

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino é a primeira exposição do MUSEX e pode continuar a ser visitada às terças, quartas, quintas e domingos das 11h00 às 19h00 e às sextas, sábados e feriados das 11h00 às 20h00.

Contudo, e apesar do prolongamento da exposição, a programação paralela do museu e as consultas de sexologia, uma parceria entre o MUSEX e a Associação para o Planeamento da Família (APF), irão manter-se nos mesmos moldes.

Esta sexta-feira, dia 30 de dezembro, e apesar da tolerância de ponto dada à função pública, o Palácio Anjos estará aberto no horário habitual. O bilhete para a exposição pode ser comprado no Palácio Anjos ou na Ticketline, sendo que os preços podem ser consultados em: https://musex.pt/musex/.


Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino é uma exposição idealizada por Marta Crawford, contando com a sua curadoria, juntamente com Fabrícia Valente. É a primeira exposição do MUSEX, realizada com o apoio do Município de Oeiras.

Esta mostra enaltece o tema Amor Veneris (clitóris), numa perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente, levando ainda o público a refletir sobre o tema do prazer sexual feminino e a sexualidade feminina, incidindo em temas como o consentimento e o não consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros.

Amor Veneris conta ainda com cenografia d’Os Espacialistas e obras dos artistas Alice Geirinhas, Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, Annette Messager, Clara Menéres, Ernesto de Sousa, Fátima Mendonça, Fernanda Fragateiro, Inês Norton, entre outros, contando ainda com obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, Ana Rocha de Sousa, Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho. Esta exposição pretende ainda estabelecer um diálogo com a arte e a ciência, e por isso, conta também com várias instalações interativas de carácter lúdico-pedagógico referentes ao funcionamento do cérebro e aos seus sentidos, bem como outros conteúdos audiovisuais de autores como Lori Malépart-Traversy, Rachel E. Gross, Rankin & Trisha Ward, Daphné Leblond & Lisa Billuart Monet e Erika Lust.

Quer comentar a notícia que leu?