FACHADA DOS PAÇOS DO CONCELHO EM LISBOA VAI TER NOVA ILUMINAÇÃO

A Iberdrola, através da sua Fundação, assinou um acordo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), no sentido de renovar a iluminação ornamental da fachada dos Paços do Concelho. A nova iluminação vai usar tecnologia LED, e contará com um design adaptado aos valores patrimoniais do edifício.

A Fundação Iberdrola assinou um acordo com a Câmara de Lisboa para a alteração da iluminação da fachada dos Paços do Concelho. Em nota de imprensa, a empresa explica que esta substituição vai ao encontro do compromisso da Iberdrola na conservação do património histórico e artístico, bem como na promoção do valor social da cultura.

O acordo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e o Diretor da Fundação Iberdrola, Ramón Castresana. O projeto prevê a renovação da iluminação da fachada do edifício da Câmara Municipal de Lisboa. A nova iluminação irá incidir nos principais elementos arquitetónicos do espaço e, em particular, na sua varanda. Aqui, será dado um tratamento luminoso diferenciado, devido ao seu caráter histórico e simbólico.

Desta forma, explica a Iberdrola, ser possível criar diferentes cenários cromáticos em função dos diferentes eventos. Ao mesmo tempo, a nova iluminação vai destacar os Paços do Concelho, integrando o espaço na paisagem e na cidade, criando um desenho de luzes e de sombras que realçam a sua estrutura e a sua traça.

“Este acordo de colaboração para a iluminação do edifício dos Paços do Concelho é um exemplo de cooperação que não posso deixar de saudar, uma demonstração de como os setores público e privado podem trabalhar em conjunto, em benefício dos cidadãos”, afirma Carlos Moedas, citado em comunicado. O edil refere ainda que, este projeto vai contribuir “para valorizar o nosso património, e a nossa cidade”.

Valorização do Património

“Este projeto representa mais um contributo para o objetivo de Lisboa se tornar, até 2030, uma das primeiras cidades neutras em carbono. Estamos a trabalhar na substituição de mais de 16 mil luminárias da rede de iluminação pública da cidade por tecnologia LED”. Contudo, Moedas sublinha ainda que, atualmente, a autarquia tem “um projeto para o Parque da Bela Vista”. A este, junta-se agora esta colaboração com a Fundação Iberdrola.

Com esta última, realça, “vamos também ter iluminação LED no exterior dos Paços do Concelho”. Por fim, esta cerimónia, contou ainda com a presença da Embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos, e do Presidente da Fundação Iberdrola, Fernando García. Em simultâneo, esteve também o vereador com os pelouros da Cultura, Educação, Economia e Inovação da CML, Diogo Moura.


Quer comentar a notícia que leu?