FEIRA DE LOURES “RECORDA” FIM DA MONARQUIA

No fim de semana de 8, 9 e 10 de julho vamos recuar no tempo e visitar, em Loures, uma feira do final da monarquia e descobrir como era a vida dos nossos antepassados. Com a promessa de muita animação, recriação histórica e jogos tradicionais, o programa da Feira de Loures – evocação histórica, vai ser apresentado no próximo dia 28 de junho, no Largo 4 de Outubro em Loures.

Viajar até ao final da monarquia num período em que os ideais republicanos se tornam cada vez mais presentes, num território que embora urbano tem uma forte tradição rural é uma das propostas da Feira de Loures – evocação histórica 2022, organizada pela Junta de Freguesia de Loures, com o apoio a Câmara Municipal e produção da Câmara dos Ofícios. O evento conta ainda com o apoio do comércio local, várias associações e instituições do concelho de Loures.

Segundo a Junta de Freguesia de Loures, o visitante vai ficar «a par do confronto de ideias entre monárquicos e republicanos e dos movimentos sociais que culminaram na proclamação da República Portuguesa em Loures a 4 de outubro de 1910, um dia antes de ser proclamada solenemente em Lisboa».

Em comunicado, a Junta de Freguesia recorda que, a Feira de Loures era um local não só de compra e venda de produtos da região, mas também ponto de encontro e de divertimento para quem vinha à feira. Entre provas dos afamados vinhos de Bucelas, petiscos e doçaria tradicional o povo que aqui acudia passava o dia longe das árduas tarefas do campo».

Esta edição, salienta a autarquia, conta com a participação do comércio local, de associações do concelho de Loures e de vendedores vindos de vários pontos do país que trazem consigo outros saberes e sabores.

A animação, a cargo da Câmara dos Ofícios recriará o ambiente do início do século XX, com a realização de tertúlias e confronto de ideias entre republicanos e monárquicos. Mas como estas festas atraíam sempre uma grande quantidade de povo, este fará a festa à sua maneira com danças, música, jogos e divertimentos vários, aproveitando o final do dia para um retrato “à la minute”, como recordação de um dia bem passado.


No âmbito da Feira de Loures haverá ainda uma área destinada a carrosséis e outros divertimentos contemporâneos, que pelas suas características será instalada num espaço diferenciado – o Parque das Tinalhas, não interferindo com o ambiente de época que se pretende evocar.

Horário da feira

dia 8 das 18h00 às 24h00

dia 9 das 15h00 às 24h00

dia 10 das 15h00 às 23h00

Quer comentar a notícia que leu?