O concerto de encerramento das festas de Lisboa será dedicado a António Variações, que faria 75 anos. Assim, no dia 29 de junho, a partir das 22h, vão passar pelo Jardim da Torre de Belém vários artistas.

 

Manuela Azevedo_Cla

Com o final do mês de junho, vem também o final da Festas de Lisboa! E o município da capital preparou um espetáculo no dia 29 de junho nos jardins da Torre de Belém para celebrar a vida e a obra de António Variações.

Lena d Agua and the rock n_roll station portrait c_ritacarmo

No Jardim da Torre de Belém, a partir das 22h, vão ouvir-se as vozes de Ana Bacalhau, Conan Osíris, Lena D’Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança e Selma Uamusse para celebrar as músicas de Variações neste espetáculo de entrada gratuita, construído de raiz.

c_Daniel-Mota

A EGEAC convida os lisboetas a ouvir 25 canções emblemáticas, entre “Estou além”, “O Corpo é que Paga” ou “Canção de Engate”, como nunca as ouvimos antes, dando-lhes uma nova vida e uma sonoridade única com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Cesário Costa, e arranjos de Filipe Melo, Filipe Raposo e Pedro Moreira.

Ana-bacalhau_principal_- Frederico-Martins

Com direção artística de Luís Varatojo, António & Variações conta também com a participação do coro Gospel Collective e do acordeonista João Gentil que se juntam no palco para esta grande celebração que fecha com chave de ouro um mês inteiro de Festas em Lisboa.

Este concerto promove o encontro entre a simplicidade genial da música de Variações e a diversidade instrumental e riqueza tímbrica de uma orquestra sinfónica. Não há sintetizadores, bateria ou guitarras elétricas, mas a estética exuberante da música de Variações mantém-se e encontra mesmo um novo espaço de afirmação, a partir de uma instrumentação que, embora sendo clássica, é capaz de produzir sonoridades incomuns. Como soará “O Corpo é Que Paga” ao som de fagotes, trompas e violinos? Ou a “Canção de Engate” com oboés, tubas e violoncelos? Venham descobrir. Não deixemos para amanhã o que podemos viver hoje.

Descarregue e leia no seu computador, tablet ou telemóvel  Olhares de Lisboa | Edição de junho

 

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.