Integrada nas Festas de Lisboa, a Casa Fernando Pessoa vai realizar a segunda edição do encontro internacional de poesia nos dias 27, 28 e 29 de junho.Ana Paula Tavares (angolana), Billy Collins (norte-americano), Mónica de la Torre (mexicana), Nathalie Handal (franco-americana), Tomica Bajsić (croata), e os portugueses Daniel Jonas, Nuno Júdice e Rosa Oliveira são os poetas convidados para a segunda edição de Lisbon Revisited – Dias de Poesia. Durante três dias o público pode assistir a entrevistas ao vivo, conversas entre os poetas e leitura de poemas nas línguas em que foram escritos: português, inglês, castelhano, croata.

Mesmo de portas fechadas, a Casa Fernando Pessoa traz à cidade a poesia que hoje se faz. O número 16 da rua Coelho da Rocha, onde viveu o escritor Fernando Pessoa, encontra-se encerrado para obras de remodelação, mas a programação da Casa mantém-se, ocupando outros espaços da cidade.

O Teatro Maria Matos, recentemente requalificado, é o lugar para este encontro entre poetas e leitores de poesia, um programa anual lançado em 2018. Juntam-se aqui poetas muito conhecidos do público português leitor de poesia, como é o caso de Billy Collins; poetas em tradução com livros no prelo e poetas ainda inéditos no nosso país.

Nesta segunda edição de Lisbon Revisited – Dias de Poesia o programa alarga-se em mais um dia, dando mais tempo à voz de cada poeta, aos seus poemas e ao que pode dizer da sua poesia. No ano passado reunimos sete poetas, Adam Zagajewski (polaco), Amalia Bautista (espanhola), Harryette Mullen (norte-americana) e os portugueses Ana Luísa Amaral, Jorge Sousa Braga, Luís Quintais e Margarida Vale de Gato, em mesas-redondas e leituras.

As sessões estão agendadas para as 18h30 de quinta-feira, 27 de junho (abertura) e para as tardes, fins de tarde e noites de sexta, 28 de junho e sábado, 29.

As conversas e entrevistas serão em português e inglês (com tradução simultânea) e as leituras nas línguas originais dos poemas (com acesso às traduções para português). Haverá vendas de livros de poesia dos autores e a entrada nas sessões é livre e sujeita à lotação da sala.

PROGRAMA COMPLETO

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.