FESTIVAL DO CARACOL SALOIO DE VOLTA A LOURES

Se há quem não resista a um pires de caracóis, há também quem não os prove sequer. Atualmente, este hábito alimentar milenar é sobretudo um “petisco de verão”, com eventos próprios de degustação como o Festival do Caracol Saloio de Loures, que se realiza entre 30 de junho e 17 de julho, no parque verde do LoureShopping.

Este ano, o Festival do Caracol Saloio de Loures vai mudar de «lugar», saindo da zona do Pavilhão Paz e Amizade para o Parque Verde do Loures Shopping, anunciou o vereador Vasco Touguinha, responsável pelas Divisões de Turismo, Serviços Veterinários, da Unidade de Bibliotecas e Leitura Pública, da Unidade de Património e Museologia, que ambiciona um maior desenvolvimento turístico para o concelho, assente na conservação e na valorização do património natural, gastronómico e cultural do concelho de Loures

Com a esperança que esta mudança de localização, fruto de uma parceria entre a autarquia e o Loures Shopping, provoque um maior crescimento deste festival, Vasco Touguinha lembra que, entre 30 de junho e 17 de julho, Loures recebe mais uma edição do Festival do Caracol Saloio, o maior certame do género que se realiza entre nós, salientando que em edições anteriores o Festival do Caracol saloio recebeu mais de 100 mil visitantes

Segundo o vereador Vasco Touguinha, um frequentador assíduo deste festival, esta mudança vai permitir aos comerciantes e visitantes «terem mais espaço» para degustarem nas várias tasquinhas pratos tão diversos e inovadores como o caracol à bulhão pato, açorda de caracol, caril de caracoleta com arroz, feijoada de caracoleta, fuzzili de caracoleta ou caracol à Rossini. O preço do prato médio é de 5,5 €. Nas sobremesas também há caracóis: éclair, pastel de nata e bombom de caracol.

Este evento, com características únicas que atrai milhares de pessoas (mais de 100 mil visitantes na última edição, que consumiram 20 toneladas de caracóis e beberam 42 mil litros de cerveja), os visitantes podem apreciar um leque variado de pratos confecionados com este petisco, podendo encontrar desde os tradicionais caracóis cozidos e caracoleta assada, até ao prato mais groumet.

Candidaturas até 6 de maio


Segundo revela a Olhar Loures Vasco Touguinha, encontram-se abertas, até 6 de maio, as candidaturas para o Festival do Caracol Saloio, para as áreas alimentar, de artesanato e das tasquinhas do Festival do Caracol Saloio de Loures 2022, adiantando que no caso das tasquinhas, destinadas à venda de pratos confecionados com caracóis e caracoletas, as inscrições são feitas presencialmente, na Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Loures, sita no Parque Adão Barata.

Já as candidaturas para as áreas alimentar e de artesanato podem ser entregues de várias formas: por email, através do endereço eletrónico turismo_inscricoes@cm-loures.pt; por correio, para o endereço Câmara Municipal de Loures – Divisão de Turismo – EN 8, Parque Adão Barata, 2674-501 Loures; ou presencialmente, na Divisão de Turismo, nos dias úteis entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30.

A edição de 2022 do Festival do Caracol Saloio terá lugar entre os dias 30 de junho e 17 de julho, no Parque Verde do LoureShopping, no Infantado, em Loures.

Vasco Touguinha recorda que este evento é dinamizado anualmente pela Câmara Municipal de Loures, com o objetivo de oferecer aos visitantes um leque variado de pratos confecionados com caracol, complementado com a oferta de street food e com a promoção de artesanato.

Quer comentar a notícia que leu?