FESTIVAL LITERÁRIO DE LISBOA É JÁ EM MAIO

Na 3ª edição do Lisboa 5L, a Câmara Municipal de Lisboa convida todos os amantes da leitura a celebrar os seus autores, a revisitar obras, a conhecer novas criações artísticas, ouvir composições e interpretações, experimentar instalações urbanas, ou simplesmente a conhecer ideias, experiências e práticas artísticas, todas em torno da literatura e da língua portuguesa.

O Lisboa 5L é um festival literário que decorre em Lisboa entre 4 e 8 de maio de 2022 e que se propõe celebrar simultaneamente a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura. Já na sua segunda edição, o festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que pretende “convidar” novos públicos para que descubram autores tanto antigos como modernos, livros tanto recentes como esquecidos e tópicos desafiantes em torno do tema da língua e dos seus falantes.

O programa inclui debates, mesas de autor, exposições, cinema e espetáculos de música e teatro, numa grande celebração da prosa e da poesia de autores portugueses e estrangeiros.

A programação será apresentada a 18 de abril, mas já há nomes no cartaz da 3.ª edição do Lisboa 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, que acontece entre 4 e 8 de maio. Língua, literatura, livros, livrarias e leitura são os cinco “L” deste festival que também guarda espaço na prateleira para outras disciplinas, como ciclos de cinema, concertos, mesas de autor e debates, exposições de ilustração e fotografia, intervenções de arte urbana, teatro e performance.

Apesar de ainda não serem conhecidos os locais onde terão lugar os eventos, maioritariamente gratuitos (com exceção de concertos e ciclos de cinema), a organização divulgou alguns dos autores portugueses e estrangeiros que irão marcar presença. Como Afonso Reis Cabral, Anne Weber, Carlos Vaz Marques, Eduarda Lima, Filipa Leal, Francisco José Viegas, Hugo Gonçalves, Jacinto Lucas Pires, Jean-Pierre Siméon, Joana Bértholo, João Tordo, Laurent Petitmangin, Laurine Rousselet, Leïla Slimani, Leonardo Padura, Pedro Mexia, Richard Zimler, Rui Cardoso Martins ou Sandro William Junqueira.

Na área das artes plásticas, o programa irá incluir artistas visuais como Alex Gozblau, Amanda Baeza, André Carrilho, André da Loba, André Ruivo, António Jorge Gonçalves, Bernardo Carvalho, Bruno Mantraste, Catarina Sobral, Cristina Sampaio, Daniel Lima, Filipe Abranches, João Carola, João Fazenda, João Maio Pinto, Madalena Matoso, Mariana a Miserável, Nuno Saraiva, Pedro Brito, Pedro Lourenço, Pierre Pratt, Susana Carvalhinhos, Suza Monteiro, Tiago Albuquerque e Yara Kono.





A lista de nomes que vai ocupar o capítulo musical também é extensa, com Jorge Palma, Luísa Sobral, Luca Argel, Erica Mandillo, Coro Infantil da Universidade de Lisboa, Mário Lúcio e Os Kriols, Garota Não e Alice Neto de Sousa, Mynda’Guevara, Mazarin, Gijoe, TNT, Tristany, Eu.Clides e Silly, José Anjos e Carlos Barretto confirmados.

O festival Lisboa 5L é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e tem por objetivo “convidar novos públicos para que descubram autores tanto antigos como modernos, livros tanto recentes como esquecidos e tópicos desafiantes em torno do tema da língua e dos seus falantes.”

Quer comentar a notícia que leu?