FIM-DE-SEMANA «EM CHEIO» EM OEIRAS

World Bike Tour (RTP). Av da Marginal.

O Festival Panda, o World  Bike Tour e o Programa Anima a Rua são algumas das sugestões do Olhares de Lisboa para este fim de semana, em Oeiras. No próximo domingo, dia 3 de julho, a Avenida Marginal vai receber cerca de quatro mil ciclistas que vão participar no “World Bike Tour 2022”, evento que começa às 11h00, na Praça do Comércio, e termina na Praia da Torre, em Oeiras.

Começamos com o Festival Panda que está de volta a Oeiras para três dias de muita animação, no Parque dos Poetas. A Câmara de Oeiras antecipou a animação do festival, levando o Panda a fazer uma visita especial às crianças do Jardim de Infância Tomás Ribeiro, em Carnaxide.

Esta ação, promovida pelo Município de Oeiras e o promotor do evento, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e do Presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira. Depois de dois anos de interregno, o Festival Panda, que este ano celebra 15 anos, decorre nos dias 1, 2 e 3 de julho, um evento muito esperado pelas crianças que vão ter a possibilidade de ver as suas personagens preferidas do Canal Panda, num espetáculo inteiramente dedicado ao tema da “Amizade”.

Ação do Festival Panda no Jardim de Infância Tomás Ribeiro. Barronhos, Carnaxide.

Além dos espetáculos de palco, vai haver também muitas animações e diversas atividades disponíveis no recinto, que vão proporcionar um dia muito especial, repleto de alegria.

World Bike Tour

Por outro lado, no domingo acontece o World Bike Tour (WBT), apoiado pelas Câmaras Municipais de Oeiras e de Lisboa, e organizado pela empresa Happiness Condition. Neste percurso, com 19 quilómetros, não há objetivos de competição, a «grande meta» é garantir a boa disposição e motivação para a prática de exercício físico.






O evento conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Instituto Português do Desporto e Juventude e os Serviços de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e outras entidades. O WBT será transmitido pela RTP1 a partir da Praia da Torre, e tem como missão aliar a prática desportiva saudável às novas tendências da mobilidade das cidades, promovendo a sustentabilidade e desenvolvimento de hábitos de respeito pelo meio ambiente.

Assim, nesta iniciativa, promove-se a utilização da bicicleta como meio de transporte não poluente, um quadro de união familiar e de partilha de ideais e a amplificação da inclusão social como fator de consolidação com a participação sistemática de pessoas com deficiência em bicicletas adaptadas.

A primeira edição do World Bike Tour aconteceu em Lisboa, em 2006, com partida da ponte Vasco da Gama. Esta é a segunda vez que Oeiras recebe a chegada dos participantes. A realização do evento vai obrigar ao encerramento da Avenida Marginal no sentido Cascais-Lisboa no domingo, das 11h00 às 16h00, entre Algés e Oeiras. A saída e o acesso à Oeiras Marina e à Praia da Torre só é permitida apenas pelo lado de Cascais, e mediante autorização da Polícia de Segurança Pública.

A Câmara Municipal de Oeiras alerta, em comunicado, ainda para o condicionamento da utilização dos parques de estacionamento, devido à necessidade destes espaços para a realização das atividades previstas para este evento. Assim, estará encerrado o parque de estacionamento junto ao Restaurante Luar da Barra (Praia da Torre), das 6h00 do dia 3 de julho (domingo) às 13h00 do dia 4 de julho (segunda-feira); e ainda o parque de estacionamento junto à Feitoria do Colégio Militar, das 6h00 do dia 2 de julho (sábado) às 23h00 do dia 3 de julho (domingo).

Anima a rua

No sábado, 2 de julho, às 10h00, arranca o “Anima a Rua”, uma iniciativa criada este ano e que vai dinamizar diversos locais de todo o concelho de Oeiras, através de animações de rua.

Até setembro, estão previstas diversas atividades que vão desde a música, pintura facial, desporto, teatro e várias atuações que pretendem dar vida às localidades. O “Anima a Rua” realiza-se todos os sábados de manhã simultaneamente em 11 pontos do concelho.

Estes pontos são o Mercado de Tercena, o Centro Cívico de Carnaxide, o Coreto de Porto Salvo, o Largo 5 de Outubro (Oeiras), a Quinta Real de Caxias, a Praceta Dionísio Matias (Paço de Arcos), o Palácio Anjos (Algés), a Praça Central de Queijas, a praça em frente ao Pingo Doce de Linda-a-Velha, a Praça Restani (Queluz de Baixo) e o Parque Urbano de Miraflores.

Quer comentar a notícia que leu?