A Junta de Freguesia das Avenidas Novas (JFAN) vai celebrar 10 anos de existência com a realização de uma cerimónia de aniversário, na próxima sexta-feira, 29 de setembro, às 18h00, no Hotel Vip Grand. O evento inclui ainda a homenagem a algumas personalidades da cidade de Lisboa ou da freguesia.
Alguns dos homenageados serão as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e ainda o encenador Felipe La Féria. Também serão lembrados, a título póstumo, Vasco Morgado, Laura Alves e Emílio Andrade, o antigo sócio nº 1 do Sport Lisboa e Benfica e proprietário da Adega da Tia Matilde, um ex-libris da freguesia. Por fim, será ainda homenageada a Associação Portuguesa Contra a Leucemia, bem como 11 colaboradores da Junta de Freguesia das Avenidas Novas.
No final, está previsto um momento musical, proporcionado pelo artista Jorge Fernando, e ainda um pequeno cocktail para todos os convidados.
Nesta terça-feira, dia 26, o Avenidas Hot Jazz vai voltar, uma última vez, para celebrar o 10º aniversário da freguesia. O concerto está marcado para o Jardim do Arco do Cego, entre as 18h00 e as 20h00. Esta é uma oportunidade para assistir às atuações do Hot Clube de Portugal, o mais antigo clube de jazz de Portugal e da Europa.
Já na quinta, dia 28 de setembro, está prevista mais uma sessão do ‘Artes nas Avenidas’. A iniciativa terá lugar nos jardins do Campo Pequeno, e pretende celebrar a primeira década da JFAN. O programa vai incluir um espetáculo de dois cantores líricos, acompanhados por quatro bailarinos, e ainda uma demonstração de artes circenses, com malabarismo de fogo e forças combinadas, entre outras propostas.
A freguesia resulta da reforma administrativa de 2012, e agrega as antigas freguesias de S. Sebastião da Pedreira, Nossa Sra de Fátima, bem como algumas ruas que pertenciam à freguesia de Campolide. O nome Avenidas Novas surge no final do século XIX, graças à reestruturação do território executada por Ressano Garcia. Esta alteração trouxe ruas largas e fachadas com logradouros ajardinados, características da Arte Nova e Art Déco. Atualmente, a zona das Avenidas Novas é uma das mais nobres da capital, cujas artérias principais vão dar a uma das praças mais importantes da cidade, a Praça Marquês de Pombal.
Igualmente, as Avenidas Novas têm ainda universidades, embaixadas, museus e duas das maiores salas de espetáculo de Lisboa. Esta freguesia tem, atualmente, cerca de 23 mil habitantes e é presidida por Daniel Gonçalves.