GALA DO DESPORTO DE OEIRAS DISTINGUIU ATLETAS E CLUBES

Trabalho árduo é fundamental no desporto

A Gala do Desporto de Oeiras teve lugar esta quinta-feira, dia 30 de março, no Lagoas Park Hotel. Nesta cerimónia, e para além de dezenas de atletas e clubes do concelho, foram ainda distinguidos António Monge Dias, João Cunha e Silva e Ida Pereira.

O apresentador Jorge Gabriel foi o anfitrião desta Gala do Desporto de Oeiras, que pretendeu homenagear os atletas e equipas das coletividades que conquistaram títulos de Campeões Nacionais na última época desportiva. No entanto, foram também distinguidas as entidades que conseguiram pódios internacionais em competições enquadradas por Federações Desportivas com Utilidade Pública Desportiva.

A cerimónia começou com uma atuação do grupo de gospel Shout. Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Francisco Rocha Gonçalves salientou que esta gala pretende “reconhecer o nível dos atletas, mas também das suas famílias e clubes que os representam”. Neste sentido, sublinhou, é preciso saber distinguir ainda quem “tem a carolice de dar o seu melhor sem receber nada em troca”.

Por outro lado, considerou ainda Francisco Rocha Gonçalves, o Desporto é ainda “superação”. Aqui, deu como exemplos o nadador olímpico e atual presidente do Sport Algés e Dafundo, António Bessone Basto, ou ainda Nelson Moreira, responsável do Centro Comunitário do Alto da Loba. Em relação ao primeiro, também agraciado nesta cerimónia, o vice-presidente da CMO recordou que, em toda a sua vida, o atleta “nunca teve medo de perder e é a prova que, com trabalho, tudo se consegue”.

Trabalho árduo é fundamental no desporto

Contudo, sobre Nelson Moreira, Francisco Rocha Gonçalves salientou a importância do seu projeto para “dar um futuro” aos jovens daquele bairro. Da mesma forma, considera que “o desporto é um jardim de igualdades”. “A vida dos campeões faz-se com histórias de resistência e resiliência”, acrescentou o autarca. Para o mesmo, são estes exemplos que mostram “a importância do trabalho árduo”. Por fim, o vice-presidente da CMO terminou a sua intervenção, deixando uma palavra aos jovens.

“Acreditem no vosso futuro”, disse o autarca. No mesmo sentido, salientou que é preciso “superar as dificuldades” e manter a “fome de conquista” no dia-a-dia. “Essa fome não pode ser perdida, porque senão perde-se a vontade de fazer melhor”, finalizou Francisco Rocha Gonçalves. No último ano desportivo, 228 atletas, de 20 clubes do concelho de Oeiras, conquistaram 219 títulos. Por isso, considera, “os nossos campeões são o melhor” que o concelho têm.

18 clubes e dezenas de atletas distinguidos

De seguida, procedeu-se à entrega dos prémios de Mérito Desportivo. As distinções foram entregues pelos vereadores da CMO Pedro Patacho, Susana Duarte e Teresa Bacelar, acompanhados da vice-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Selene Martinho. Por sua vez, os atletas agraciados representam clubes como: Academia Recreativa de Linda-a-Velha; ACKO Oeiras; NucleOeiras; Run Tejo; ou Clube de Voleibol de Oeiras.

Contudo, também estiveram em destaque nesta Gala do Desporto o Clube do Mar Costa do Sol; Clube Escola de Ténis de Oeiras; e ainda o Clube Kayak – Pólo da Barra. Estes clubes conquistaram diversos campeonatos nacionais, em diversas modalidades, como por exemplo atletismo, Kickboxing, Voleibol, Canoagem, Ténis, entre outras.


No mesmo sentido, também foram distinguidos os atletas oriundos de clubes como o Olímpico de Oeiras; Clube Português de Orientação e Corrida; Leões de Porto Salvo; Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas; Grupo Desportivo e Recreativo ‘Os Fixes’; e ainda a KMT- Associação Moreira Team. A Gala do Desporto contou ainda com um momento artístico a cargo da Associação Desportiva Clube Linha de Oeiras.

Representantes do Comité Olímpico de Portugal e Confederação do Desporto presentes na gala

Por outro lado, e já numa segunda parte da cerimónia, os vereadores Carla Rocha e Nuno Neto, juntamente com a vice-presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Anabela Reis, e o secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Araújo, procederam à entrega dos restantes prémios. Neste sentido, foram distinguidos os atletas dos clubes: União Recreativa do Dafundo; Rowing Club de Oeiras; Linda-a-Pastora Sporting Clube; Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo; Sport Ponto Come; e o Sport Algés e Dafundo.

Cerimónia distinguiu ainda três atletas de excelência

Por fim, e após a entrega dos prémios de mérito desportivo, procedeu-se à entrega dos prémios de prestígio desportivo. Estes pretendem destacar as personalidades com um currículo desportivo excepcional, e também aqueles que contribuíram para o desenvolvimento e promoção do Desporto.

O primeiro, referente à categoria ‘Espírito Desportivo’, foi entregue a António Monge Dias. Este destaque pretendeu reconhecer a sua dedicação à comunidade e comportamento exemplar no âmbito da Ética Desportiva. António Monge Dias começou a praticar Badminton aos 12 anos. Desde então, a sua carreira foi sempre ligada ao desporto, quer como atleta, quer como professor em diversas instituições do concelho. Em poucas palavras, o homenageado agradeceu a distinção “aos seus atletas” e ainda à esposa.

João Cunha e Silva foi outro dos homenageados com este prémio, desta vez na categoria ‘Excelência Desportiva’, devido à sua carreira de destaque no ténis. A sua melhor classificação foi o 108º lugar na classificação ATP de singulares. Atualmente, é treinador de ténis na Cunha e Silva Tennis Academy. “É um grande orgulho e um enorme responsabilidade em receber um prémio destes no sítio onde trabalho todos os dias”, referiu o ex-tenista. Por outro lado, reforçou ainda que procura “servir a modalidade todos os dias” e sente um grande orgulho em formar profissionais que se estão a tornar “novos talentos” do ténis.

Por fim, João Cunha e Silva sublinhou ainda a importância da família, como “um pilar muito importante” na carreira desportiva, porque é preciso a sua compreensão para “chegar longe”, uma vez que a vida de desportista “não tem épocas festivas nem fins-de-semana”. O prémio de Carreira Desportiva foi entregue a Ida Pereira, reconhecendo o seu percurso desportivo extraordinário, e ainda uma vida de superação constante e dedicada ao desporto.

Ida Pereira foi outra das homenageadas

Ida Pereira tem 70 anos e é treinadora de ginástica rítmica do Sport Algés e Dafundo. Entre 1988 e 1992, treinou as seleções olímpicas. Por outro lado, há cerca de 10 anos, foi convidada a treinar a seleção nacional de ginástica rítmica, “porque devia isso” à modalidade. A treinadora considera-se “muito privilegiada” por estar numa modalidade composta quase só por mulheres, mas reforçou ainda que “a ginástica rítmica ainda é vista como a modalidade das fitinhas e das mulheres magras e bonitas”. Por isso, e refutando essa visão, Ida Pereira prefere ver as ginastas “como profissionais muito competentes”.

Mais investimentos no Desporto

A treinadora aproveitou ainda o seu discurso para pedir que se resolvam os “problemas do desporto em Portugal”. “O desporto leva a um país mais saudável, o que leva a que se gaste menos dinheiro na saúde”, reforçou. Por outro lado, Ida Pereira considera também que a prática desportiva é importante para os jovens, na medida em que “ajuda-os a conquistar objetivos”.

Desta forma, e na sua perspetiva, “deve existir uma abordagem diferente da Educação Física nas escolas”, para incentivar os jovens. No entanto, considerou também que deve haver “mais investimento no Desporto, através da criação de mais locais para a prática desportiva”. Neste sentido, Ida Pereira lançou o repto à Câmara de Oeiras, lembrando que muitos dos espaços da região não têm condições, como por exemplo o Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, “onde as casas de banho não funcionam”.

Em resposta à treinadora, Francisco Rocha Gonçalves recordou que está em curso a reabilitação do Pavilhão dos Esteiros, e que vai estar “à altura de todos estes desafios”. De acordo com o autarca, o investimento no Desporto em Oeiras “é fundamental “para os oeirenses conquistarem os seus sonhos”.

CMO vai destinar um milhão de euros para as coletividades

Recorde-se que no concelho de Oeiras existem 76 clubes e associações desportivas. No total, englobam um total de cerca de 19 mil atletas. Por isso, e com o objetivo de comparticipar financeiramente os encargos destas coletividades, a Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira de um valor de 999.500,00 €. Este montante será distribuído por 59 entidades mediante celebração de contrato programa, e é referente ao ano de 2023.

Esta verba servirá para apoiar nas despesas com inscrições, enquadramento técnico, deslocações, material técnico e instalações. Para a autarquia, estas coletividades são fundamentais, não só para promover o desporto, desde a prática informal à alta competição, mas também para incentivar a integração e coesão social das comunidades onde se inserem. Por isso, a autarquia reconhece o seu trabalho como de interesse municipal.

No entanto, só irão beneficiar deste apoio as coletividades registadas junto da Divisão de Desporto por um período mínimo de três anos consecutivos. Estas instituições, por sua vez, tiveram ainda de entregar toda a documentação relacionada com a sua atividade desportiva. Por outro lado, tiveram ainda que comprovar que têm a sua situação contributiva e fiscal regularizadas junto da Segurança Social e Autoridade Tributária.

Quer comentar a notícia que leu?