HABITAÇÃO E FREGUESIA DO AREEIRO EM DESTAQUE NO O.L.

A construção de 152 novas habitações em Entrecampos, a entrega de 64 chaves de casas, e o inicio das obras de reabilitação nos bairros dos Alfinetes, Boavista e Padre Cruz, no âmbito do programa “Morar Melhor”, são alguns dos temas da edição impressa de Olhares de Lisboa.

Desde o início do mandato, em outubro de 2021, e até hoje, a câmara entregou cerca de 1200 chaves de habitações municipais, afirma Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, recordando que, neste mandato, foram assinados com o IHRU, ou seja, com o Estado, mas também com a Europa, 560 milhões de euros. No total são 800 milhões de euros até 2028.

Esta é uma das noticias da edição impressa de Olhares de Lisboa, já disponível para download, onde também se aborda a questão das verbas transferidas para as Juntas de Freguesia, no âmbito a descentralização das competências.

A homenagem a Mega Ferreira, considerado o «pai» da Expo’98, e a conquista do primeiro lugar pela Marcha da Bica do concurso das marchas populares de Lisboa, são outros temas desenvolvidos nesta edição.

Nesta edição é dado um especial destaque às juntas de freguesia, neste caso à do Areeiro, que asseguram um conjunto de serviços de apoio à população que vão desde o trabalho de atendimento ao público, passando pela higiene urbana, até à gestão de equipamentos desportivos, educativos, sociais e culturais. Todos os serviços prestados contribuem para a proximidade e dinâmica da freguesia e estão ao serviço da população.

No Areeiro, estivemos no Posto Clínico, situado na Avenida Óscar Monteiro Torres, que presta serviços médicos nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia, Dermatologia, Medicina Dentária, entre outras.

A sustentabilidade ambiental é outra das preocupações desta autarquia. As equipas de Higiene Urbana do Areeiro continuam a sua missão diária por uma Freguesia ainda mais Limpa, sempre atenta às ruas e às pessoas do Areeiro, como afiança Pedro Jesus, vogal da Junta de Freguesia, revelando que um dos objetivos é renovar, gradualmente, a frota e os equipamentos de trabalho, de modo a tornar esta atividade mais sustentável do ponto de vista ambiental.

Mas, como diz Isabel Simas, vogal responsável pelas áreas da Saúde, Cultura, Educação e Lazer, na Freguesia a grande aposta é nas pessoas. Na entrevista que concedeu a Olhares de Lisboa, Fernando Braamcamp, presidente da Junta, realçou que todo o trabalho que tem sido realizado é em prol da população e, quando sair, gostaria de deixar concluída a creche, que está em fase avançada de construção, e ainda um skate park. Em outubro, espera abrir um espaço de co-working para os nómadas digitais, continuando a apostar na Ação Social, Espaços Verdes, entre outras áreas.


Já para o tesoureiro da Junta, Ameetkumar Shubashandra, o importante é que a junta continue a ter uma boa gestão financeira, lembrando que, apesar do aumento dos gastos com os recursos humanos e com a inflação, a Junta do Areeiro tem apresentado saldo positivo. O orçamento, para este ano, é de cinco milhões e 200 mil euros.

Descarregue e leia OlHARES DE LISBOA - JULHO no seu computador ou equipamento móvel

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?