IGREJA DE PAÇO DE ARCOS JÁ TEM ÓRGÃO DE TUBOS

0

Hoje, por volta das 16 horas, realiza-se a procissão em honra do Senhor Jesus dos Navegantes e, amanhã, realiza-se o primeiro concerto do novo órgão de tubos da Igreja de Paço de Arcos, abençoado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Adquirido com um apoio de 100 mil euros dado pela Câmara de Oeiras à Fábrica da Igreja do Senhor Jesus dos Navegantes em 2019, o novo órgão de tubos da Igreja Paroquial de Paço de Arcos está pronto para o concerto inaugural, que se realiza amanhã, a partir das 21.30 horas.

Hoje, domingo, depois da missa em honra de Senhor Jesus dos Navegantes, o instrumento foi abençoado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que recordou, à semelhança do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, a importância da religião na vida das pessoas.

Marcado para as 21.30 horas, este concerto termina com uma cerimónia de distribuição de Vinho de Carcavelos e prevê uma intervenção do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais que, já em julho, havia visitado os trabalhos de montagem do órgão, salientando que «as tradições religiosas da comunidade oeirense fazem parte da sua matriz cultural e que o município de Oeiras reconhece a importância deste valioso legado».

O órgão, construído de raiz, com o apoio financeiro da Câmara, tem como principal objectivo dignificar as celebrações da comunidade religiosa oeirense e contribuir, simultaneamente para o seu enriquecimento cultural, permitindo a fruição pública do vasto repertório de música para o órgão.

Este instrumento musical, que servirá de acompanhamento litúrgico das celebrações religiosas, enriquecendo a oferta de música erudita, permitirá ainda a formação de novos músicos e compositores, dando continuidade à presença da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo nas instalações da Paróquia de Paço de Arcos.





Procissão motorizada

Entretanto, ainda hoje, por volta das 16 horas, realiza-se a procissão motorizada em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, organizado por Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos e Paróquia de Paço de Arcos.

Esta procissão centenária do Senhor Jesus dos Navegantes em situação de pandemia, terá o seguinte itinerário: Capela do Senhor Jesus dos Navegantes; Rua Costa Pinto (virar à esquerda); Estrada Marginal; Bênção dos barcos e do mar (frente à Rua Vista Alegre); Rua Marquês de Pombal; Rua Costa Pinto; Praceta Dionísio Matias (passa junto da Junta de Freguesia); Rua José Oliveira Raposo (contorna o edifício do mercado); Rua Costa Pinto; Av. Miratejo; Rotunda no final da Av. Eng. Bonneville Franco; Av. Miratejo; Rua Costa Pinto (subindo o viaduto); Rua Lino da Assunção; Av. Voluntários da República; Rua Manuel Pinhanços; Rua José de Castro.; Av. Elvira Velez (até à rotunda da Tapada do Mocho); Av. Elvira Velez; Rua Carlos Vieira Ramos; Rua Gazeta de Oeiras; Rua José de Azambuja Proença; Rua São Salvador da Baia; Av. António Bernardo Cabral de Macedo; Av. Dos Fundadores; Estrada de Paço de Arcos; Praça do Parque das Cidades: Rua Calvet Magalhães; Rua Manuel Viegas Guerreiro; Rua Tito Moreira Rato; Av. Conde São Januário; Rua Augusto Sousa Lobo; Alameda Calouste Gulbenkian; Av. Salvador Allende; Rua José Ferrão Castelo BrancoAv. Conde São Januário; Rua Conde de Rio Maior; Rua Instituto Conde de Agrolongo; Rua Emidio Matias Pinto; Rua Conde de Rio Maior; Rua Instituto Conde Agrolongo; Av. Conde São Januário: Rua Conde Alcáçovas (até à rotunda das “Palmeiras”); Av. Sr. Jesus dos Navegantes (termina na Igreja Paroquial)

Escreva aqui o seu comentário...