ISALTINO INAUGURA PRAÇA DE SÃO MIGUEL DE QUEIJAS E ANUNCIA INVESTIMENTOS

Desde hoje, 11 de janeiro, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas dispõem de mais uma zona de lazer com a inauguração, em Queijas, da obra de requalificação da Praça de S. Miguel, onde foi criada um espaço urbano confortável, aprazível e multifuncional, para usufruto tanto como uma zona de estadia como para atividades diversas.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou hoje, terça-feira, a renovada Praça de São Miguel, um espaço central de Queijas, que foi requalificada, anunciando várias obras para «a vila de Queijas», nomeadamente a construção de dois T0 para idosos, apartamentos para professores na casa de D. Miguel e a reabilitação das escolas de Queijas, o que vai implicar um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.

Isaltino Morais, que se encontrava acompanhado por todos os vereadores e pelo presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira, revelou ainda que existem conversações com os proprietários da Quinta do Bom Fim (que pertencia à Casa D. Miguel) para compra deste espaço para a construção de um espaço de jardim e reabilitação das casas velhas para habitação jovem.

Após realçar, como anteriormente tinha feito Inigo Pereira, o trabalho desenvolvido na Praça de São Miguel que a transformou num um espaço urbano confortável, aprazível e multifuncional, para usufruto tanto como uma zona de estadia como para atividades diversas, Isaltino Morais referiu, por outro lado, que uma das preocupações da autarquia se prende com a construção de apartamentos para professores e polícias, o que – como adiantou – «está a ser feito».

Por seu turno, Inigo Pereira chamou a atenção para o facto desta obra «ter tido em conta os problemas ambientais», salientando que «todos os elementos desta nova praça estão em harmonia com o meio ambiente».

O presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas sublinhou, ainda, que a autarquia tem «efetuado várias obras em Queijas e Carnaxide», bem como nas restantes localidades do concelho.




Esta empreitada de requalificação realizada pela Câmara Municipal de Oeiras, que decorreu entre o primeiro e o quarto trimestre de 2021, consistiu num investimento municipal de 412.600 euros.

Localizada entre dois equipamentos de elevada importância daquela localidade, nomeadamente o Mercado e a Igreja Paroquial, este largo foi recentemente valorizado. Onde anteriormente existia um espaço que não valorizava a beleza do conjunto arbóreo excecional ali existente e que devido ao pavimento irregular, consequência das raízes existentes à superfície, tinha apenas uma utilização residual, foi agora criada uma praça confortável e multifuncional, para usufruto da população.

O muro que delimita esta Praça, tem a função de banco, e integra uma iluminação decorativa que destaca a sua amplitude. Beneficiou-se ainda as ligações em rampa, ao jardim adjacente bem como à entrada principal do Mercado, por forma a garantir uma circulação confortável para todos. Todo o mobiliário urbano foi renovado sendo simples, prático e durável.

Esta intervenção municipal insere-se num conjunto de ações de requalificação e reconversão do núcleo antigo de Queijas, tal como o futuro investimento de reabilitação da Casa de Dom Miguel para criação de diversas valências como alojamento para professores e um estabelecimento de restauração.

Quer comentar a notícia que leu?