ISALTINO MORAIS VISITA UNIÃO DE FREGUESIAS ALGÉS E INAUGURA GABINETE DA JUVENTUDE

Ontem, foi um «dia em cheio» para o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais. De manhã visitou a União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo, para se inteirar «in loco» dos problemas e anseios da população. À tarde, presidiu à inauguração do novo espaço do Gabinete da Juventude, em Oeiras.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, retomou as suas já tradicionais visitas de sexta-feira, que lhe permite aperceber-se das dificuldades e anseios das diferentes Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. Hoje, foi a vez de se deslocar à União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada/Dafundo e desbloquear uma série de situações, que poderão implicar um investimento municipal de cerca de um milhão de euros.

Isaltino Morais fez questão de referir que estas visitas «saem caras» porque se tenta dar, de imediato, respostas às necessidades de investimentos propostas pela população, nas diferentes áreas de intervenção da autarquia, que vão desde o buraco na estrada ou no passeio, passando pela necessidade de resolver contendas entre vizinhos, até à verificação «in loco» da forma como estão a decorrer as grandes obras municipais ou privadas. Estes são «alguns dos assuntos» que merecem a atenção do autarca nas sua já tradicionais visitas de sexta-feira.

Nesta sua primeira visita deste mandato e deste ano, Isaltino Morais colocou em prática a sua máxima: resolver os problemas «no terreno», criando soluções para alguns problemas aparentemente insolúveis. Assim, no Alto de Algés, mais propriamente na capela de Nossa Senhora do Cabo deu «andamento» às obras de requalificação e restauro da capela, que vão implicar um investimento de 270 mil euros.

De seguida, visitou o anexo da capela, que vai ser transformado numa residência para professores ou para habitação jovem.

Pelo meio, Isaltino Morais foi resolvendo algumas disputas existentes entre moradores, salientando que alguns dos prédios visitados necessitam de obras de retificação. Para além, do trabalho de moderação de contenciosos entre vizinhos, Isaltino Morais teve a oportunidade de visitar uma moradia, doada «por uma senhora à União de Freguesias para fins sociais».





Segundo o autarca, este espaço «pode ser aproveitado para um centro de dia e um centro de reabilitação».

Ainda em termos de «heranças», Isaltino visitou também a moradia doada pelo professor Charrua para a fundação de uma biblioteca, estando as obras orçamentadas em 350 mil euros.

Além de acolher o espólio do professor Charrua, o espaço «vai ter 3 a 4 salas de apoio ao estudo, com professores contatados pela autarquia, um centro cultural e recreativa para os seniores e o Gabinete Técnico de Algés.

Durante a visita, Isaltino Morais teve ainda tempo para se encontrar com os Escuteiros de Algés e Miraflores, prometendo-lhes que iria solucionar o problema de instalação da sede. «Vamos construir a sede dos escuteiros junto à Igreja de Miraflores, num investimento de aproximadamente 200 mil euros», revelou o autarca.

Gabinete da Juventude em Oeiras

Mas, o dia do presidente não acabou com o término da visita à União de Freguesias, continuando, pela tarde dentro, com a inauguração do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Oeiras, instalado agora em pleno centro histórico de Oeiras, num edifício que foi recentemente reabilitado pela autarquia.

Os trabalhos de reabilitação deste edifício, que implicaram um investimento municipal no valor de 156 mil euros, vão proporcionar «a oferta de mais qualidade, comodidade e proximidade tanto para os trabalhadores como para os visitantes», realçou Isaltino Morais.

O edificado é composto por três pisos e, para além dos serviços administrativos da área da juventude, oferece também salas para reuniões, formações, co-woorking, espaço para estudo, ficando em funcionamento numa primeira fase de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 18H00 e, a partir do dia 1 de fevereiro, de segunda a sexta entre as 9H00 e as 20H00 e aos sábados e domingos, entre as 10H00 e as 18H00.

Do ponto de vista do edil, a localização privilegiada deste novo espaço «proporciona uma excelente oportunidade, em linha com a política de habitação jovem que tem vindo a ser seguida na requalificação dos Centros Históricos, ligando os jovens, as gerações mais velhas e o tecido associativo e empresarial local na dinamização do Centro Histórico de Oeiras, criando assim uma nova centralidade neste espaço, ajustada aos anseios das gerações mais jovens».

Quer comentar a notícia que leu?