Já falta pouco para o Dia da Atividade Física na Marginal

Já falta pouco para o Dia Mundial da Atividade Física, que se celebra a 6 de abril. Nesta data, os concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa irão juntar-se, pela primeira vez, para celebrar a prática da atividade física e alertar a população para a importância de hábitos de vida mais saudável, através da dinamização de várias iniciativas, que terão lugar ao longo de toda a Avenida Marginal, entre as 10h00 e as 13h00.

A Avenida Marginal, entre Cascais e Lisboa, irá receber, no dia 6 de abril, uma iniciativa dedicada ao Dia Mundial da Atividade Física. No total, serão 15 quilómetros de atividades desportivas para todas as idades, e que vão desde a Parede (Cascais) a Alcântara (Lisboa). Igualmente, a iniciativa atravessa toda a frente marítima do concelho de Oeiras, ao longo da Avenida Marginal que, neste dia, não terá carros entre as 9h00 e as 14h00. Para o presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais, a iniciativa é inédita por juntar os três municípios, mas é já uma realidade bem conhecida no concelho.

“Há já vários anos que Oeiras realiza o ‘Mexa-se na Marginal’, um evento que assenta na mesma premissa deste que agora vamos celebrar no dia 6 de abril. Por isso, sabemos o sucesso desta iniciativa que, além de promover a atividade física e alertar para a importância de hábitos de vida saudável, é um momento de animação que junta famílias que podem desfrutar da paisagem maravilhosa que temos nesta orla costeira. Além disso, estamos muito contentes de ser uma iniciativa partilhada com os nossos municípios vizinhos que também beneficiam desta localização privilegiada”, sustentou.

Incentivar a população para a prática de atividade física

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, destacou a elevada adesão aos eventos que se realizam junto à Marginal. “Não só pelo cenário, mas pela oportunidade única de percorrê-lo sem a pressão dos automóveis. Este ano com a novidade de juntar três concelhos onde famílias, atletas, de todas as idades, terão a oportunidade de fazer o percurso até Alcântara, passando por Oeiras. Se esta manhã for o incentivo para que mais pessoas passem a praticar atividade física de forma regular e a passar bons momentos em família, é uma aposta ganha para um futuro mais saudável para todos”, afirmou.

Já para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “é fundamental procurar estimular uma prática de estilos de vida mais saudáveis. Nesse campo, todas as atividades que nos permitam fazer exercício físico têm um papel decisivo e muito importante nas nossas vidas. Infelizmente, os dados disponíveis dizem-nos que em Portugal o número de praticantes de desporto regular é muito baixo, quando comparado com outros países da União Europeia. Temos ainda um longo caminho a percorrer para disseminar na sociedade uma cultura de prática quotidiana de atividade física”.

Várias modalidades para experimentar

“Todas as iniciativas que sejam desenvolvidas nesse âmbito são bem-vindas e, nesse sentido, é com gosto que o Município de Lisboa se junta aos de Oeiras e Cascais para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física. Por isso, toca a preparar o equipamento e no dia 6 de abril vamos todos estar juntos e aceitar o desafio”, acrescentou. A Marginal é considerada uma das estradas mais bonitas da Europa. A sua proximidade à praia atraem pessoas de todas as idades.

Sem carros, consegue-se proporcionar toda uma nova experiência de mobilidade em segurança a pé, de bicicleta, patins ou trotinete. Nos parques de estacionamento adjacentes a esta artéria, haverá diversas modalidades para experimentar, desde da escalada à zumba, do ténis ao surf, passando por circuitos de treino físico, aulas de grupo, pista de skills, mini-ténis, insufláveis, veículos a pedal e circuito de obstáculos e jogos tradicionais.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?