JÁ PODEMOS COMER COURATOS NO RELÓGIO E COMPRAR LIVROS NA FEIRA DA LADRA

0

As mais emblemáticas feiras de Lisboa, a da Ladra, das Galinheiras e a do Relógio, voltam, a partir de amanhã ao “convívio” dos lisboetas. Assim, amanhã já se pode ir comer uns “couratos” na feira das Galinheiras ou do Relógio e comprar “velharias” ou livros na feira da Ladra.

As feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras reabrem este fim de semana, na sequência da resolução do Conselho de Ministros que permite a abertura desses espaços desde que cumpram as regras de distanciamento social e uso de máscaras impostas pela Direção Geral de Saúde.

Perante o novo “cenário” criado por esta segunda fase de desconfinamento, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu que as feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras vão retomar o seu funcionamento havendo, no entanto, um conjunto de regras e normas de segurança sanitária que deverá ser observado por quem a elas se desloque.

No caso das feiras da Ladra e do Relógio, o horário mantém-se inalterado: das 7h00 às 18h00 e das 7h00 às 14h00, respetivamente, enquanto a Feira das Galinheiras passa a abrir às 08h00, encerrando às 14h00.

Segundo uma nota da autarquia lisboeta, o “distanciamento social e as normas da etiqueta respiratória deverão ser cumpridos pelos feirantes e clientes, bem como o uso de máscara”. E, nas feiras onde são comercializados produtos frescos, “deverão ser os comerciantes a manuseá-los na altura do atendimento, solicitando aos clientes que se abstenham de o fazer”.

Por outro lado, adianta ainda o município, estão previstos procedimentos de prevenção do risco de contágio por COVID-19. Essas medidas constam de um plano de contingência municipal aplicado às feiras e que é enquadrado por normas emanadas pela Direção Geral da Saúde.





Assim, nesta fase, só será permitido o acesso a feirantes permanentes e está prevista a deslocalização de alguns feirantes para garantir o distanciamento. Não serão autorizados os feirantes ocasionais.

No caso da Feira das Galinheiras, haverá controle do número de entradas uma vez que esta feira se realiza num recinto fisicamente delimitado, sendo colocados painéis informativos com recomendações de segurança é reforçada a higienização e limpeza, bem como a fiscalização para garantir o cumprimento das regras.

Escreva aqui o seu comentário...