JÁ SÃO CONHECIDAS AS SARDINHAS VENCEDORAS DO CONCURSO PROMOVIDO PELA EGEAC

A EGEAC já divulgou quais são as sardinhas vencedoras do concurso de 2023. No total, são cinco os trabalhos vencedores, quatro de nacionalidade portuguesa e um brasileiro.

As cinco sardinhas vencedoras foram escolhidas de um universo de 3267 candidaturas, propostas por 1593 autores. Deste valor, 2590 são portuguesas e 677 são estrangeiras. Ao mesmo tempo, apresentaram ainda candidatura autores de 64 países. Alguns deles são como Bangladesh, Brasil, Escócia, Egito, Filipinas, Jordânia e Ucrânia.

O Concurso Sardinhas 2023 foi organizado pela EGEAC e teve como mote Abril, Sardinhas mil! Os trabalhos escolhidos pelo júri têm diversas inspirações. Neste sentido, há referências a Fernando Pessoa, aos painéis de São Vicente, mas também ao arroz-doce e ao sushi. Por fim, uma das sardinhas faz uma homenagem ao ilustrador britânico Martin Handford, autor do famoso “Wally”.

O júri desta 13.ª edição foi os trabalhadores da EGEAC. Em comunicado, a empresa explica que a votação decorreu de “forma participada e democrática”. Cada uma das sardinhas vencedoras receberá um prémio pecuniário no valor de 1500€.

As cinco sardinhas poderão agora ser vistas no interior dos autocarros da Carris. Desta forma, irão circular por toda a cidade. Esta é uma parceria entre a EGEAC e a Carris. O concurso das Sardinhas é aberto a todas as faixas etárias e decorre entre os meses de abril e maio.

Por outro lado, podem também ser submetidos ao concurso trabalhos digitais ou manuais, sem limites à imaginação. Ou seja, as sardinhas podem-se apresentar estampadas, com Photoshop, pintadas, desenhadas, bordadas, entre outras formas de arte. Por fim os candidatos, individualmente ou em coautoria, podem apresentar até um máximo de três trabalhos.

No entanto, os criadores devem respeitar a silhueta da sardinha. São avaliadas a originalidade e criatividade das propostas, bem como a sua legibilidade e adaptabilidade a diferentes materiais de comunicação.

Conheça melhor os criadores das sardinhas 2023


Quer comentar a notícia que leu?