JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JÁ COMEÇOU EM LISBOA

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) arrancou oficialmente em Lisboa esta terça-feira, 1 de agosto, e prolonga-se até domingo, 6 de agosto. O ponto alto deste primeiro dia foi a Missa de Abertura, no Parque Eduardo VII, a cargo do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e na qual estiveram presentes mais de 200 mil peregrinos, de todo o mundo.

Segundo a Fundação JMJ, em comunicado, 354 mil peregrinos de todo o mundo completaram a sua inscrição, estando representados todos os países exceto as Maldivas. Ao mesmo tempo, esta é a Jornada com mais nacionalidades representadas de sempre, sendo que os países com mais peregrinos inscritos são Espanha (77.224), Itália (59.469), Portugal (43.742), França (42.482) e Estados Unidos da América (19.196).

No entanto, há também uma grande adesão de jovens de países lusófonos, tais como Brasil (5.826), Angola (752), Cabo-Verde (940), São Tomé e Príncipe (513), Moçambique (312), Guiné-Bissau (122) e Timor-Leste (62). Por outro lado, esta JMJ quer ainda ser inclusiva e chegar a todos. Por isso, teve também em conta os participantes com necessidades especiais, sendo que estão inscritos 1.753 peregrinos com algum tipo de deficiência.

Daqui, 135 são surdos, 241 cegos e os restantes têm mobilidade reduzida ou deficiência intelectual. Desta forma, a JMJ irá ainda disponibilizar interpretação em língua gestual portuguesa e internacional. Já em relação ao alojamento dos peregrinos, foram disponibilizados 1.626 espaços públicos nas três Dioceses de Acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém. Em conjunto, elas garantem resposta a 294.151 peregrinos.

No mesmo sentido, os participantes contam ainda com o apoio de 8.831 Famílias de Acolhimento, que vão alojar 28.618 peregrinos. Já o número de voluntários ronda os 25 mil inscritos, sendo que grande parte vem de países como Portugal, Espanha, França, Brasil e Colômbia. Por fim, a JMJ Lisboa 2023 conta com 688 bispos presentes no encontro, 30 dos quais cardeais. Os países com mais bispos são Itália (109), Espanha (70), França (65), Estados Unidos da América (61) e Portugal (36).

Mais de mil estabelecimentos aderentes

A rede de restauração da JMJ tem 1.800 estabelecimentos aderentes, e que vão fornecer aos peregrinos 2,7 milhões de refeições durante os cinco dias do evento. Por outro lado, já foram também plantadas 17.980 árvores dedicadas à JMJ, no sentido de ir ao encontro das propostas do Papa Francisco que pedem uma ecologia integral.

O Santo Padre chega a Lisboa na manhã desta quarta-feira, dia 2 de agosto, por volta das 10h00 da manhã. Pelas 11h15, irá ser recebido pelo Presidente da República no Palácio de Belém. Após esta visita, o Papa Francisco irá encontrar-se com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Centro Cultural de Belém, às 12h15. O encontro terá como objetivo discutir questões relevantes para a sociedade portuguesa e estabelecer diálogo entre os diferentes setores da comunidade.

Já ao final da tarde, pelas 16h45, o Papa Francisco vai encontrar-se com o Primeiro-Ministro na Nunciatura Apostólica, antes de seguir para o Mosteiro dos Jerónimos, onde se irá encontrar com bispos, sacerdotes, diáconos, entre outros. No total, estão ainda acreditados cerca de cinco mil profissionais de comunicação social, que vão acompanhar toda a visita do Papa a Lisboa.

Centro de Enfermagem Queijas

Mais de 200 mil peregrinos na Missa de Abertura

O primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa contou com uma Missa de Abertura, no Parque Eduardo VII, dada pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que alertou para os riscos que os jovens correm ao trocarem o mundo real pelo virtual. “A virtualidade mantém-nos sentados, diante de meios que facilmente nos usam quando julgamos usá-los”, acrescentou o Cardeal-Patriarca.

Por outro lado, reforçou que “pelo contrário, a realidade consistente põe-nos a caminho, ao encontro dos outros e do mundo como ele é, tanto para o admirar como para o fazer melhor”. Esta é uma ideia que vai ao encontro do lema da JMJ Lisboa, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Por fim, para além dos eventos centrais, a JMJ conta com outras iniciativas.

Para esta terça-feira, dia 2 de agosto, haverá Encontros Rise Up, nas três dioceses organizadoras do evento, e ainda o Parque do Perdão e a Feira Vocacional, na Cidade da Alegria, em Belém, a partir das 09h00. Ao mesmo tempo, decorre ainda o Festival da Juventude, com mais de 600 eventos a decorrer em 90 locais diferentes e com a participação de mais de 2.500 artistas. Conheça toda a programação no site oficial da Jornada Mundial da Juventude.

Fotos: JMJ 2023

Quer comentar a notícia que leu?