LINDA-A-VELHA COM NOVO ESPAÇO DE RECOLHA DOS CENSOS

0

A partir de hoje, quinta-feira, o Posto de Atendimento de Linda-a-Velha dos Censos de Linda-a-Velha passa a ser no Largo do Mercado, em vez de ser no Espaço União. Recorde-se que o período de resposta aos Censos 2021 arrancou no dia 19 de abril.

A União de Freguesias de Algés. Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo disponibilizou três E-balcões para auxiliar os cidadãos a darem respostas aos questionários da segunda fase dos Censos 2021. Entretanto, a partir de hoje, o balcão de Linda-a-Velha passa a funcionar no Largo do Mercado, em vez de ser no Espaço União.

O XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, iniciado no principio de abril, é a maior operação estatística nacional, realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A União de freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo instalou três balcões para ajudar as pessoas a preencherem os questionários.

Mas, no atual contexto epidemiológico, este modo de recolha de dados reveste-se da maior relevância, tendo em conta que minimiza os contactos entre recenseadores e a população. Para as situações em que a resposta pela Internet não seja possível, o INE disponibiliza outros modos de resposta, nomeadamente: Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial; E-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública; Autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protocolo de Saúde Pública.

A União de Freguesias vai ter disponíveis três E-balcões, para facilitar a resposta aos questionários pela internet e prestar o apoio e esclarecimentos necessários à população, nos seguintes locais: Sede da União de Freguesias, na Rua Parque Anjos, nº 8 A; Posto de Atendimento da Cruz Quebrada-Dafundo, na Rua Policarpo Anjos, nº 50; e no Mercado de Linda-a-Velha.

Se já recebeu a carta do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos os Censos 2021, saiba que podia começar a responder desde segunda-feira, dia 19 de abril, data em que arranca o período de resposta. Assim, se tiver alguma dificuldade pode dirigir-se ao novo espaço da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada e Dafundo.





Todos os cidadãos devem preencher os Censos “preferencialmente pela internet” através do site https://censos2021.ine.pt/ , mas também o podem fazer através do telefone (21 054 20 21), que além de ser uma linha de apoio permite, pela primeira vez, responder aos Censos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here