LISBOA CELEBRA DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

0

Hoje, 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa que foi celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019. O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, presidiu à Sessão Inaugural do Festival Internacional de Língua e Literatura Portuguesa.

As comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala hoje, decorrem em 44 países, com mais de 260 milhões de falantes, tem programadas mais de 150 atividades, em formato misto, presencial e virtual, devido à pandemia de covid-19. Em Lisboa, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, presidiu à Sessão Inaugural do Festival Internacional de Língua e Literatura Portuguesa, 5L, a decorrer no S. Luiz, Teatro Municipal, Sala Bernardo Sassetti (sessão presencial com streaming).

Além da apresentação da programação do Festival 5L, a Sessão Inaugural conta com a entrega do Prémio UCCLA/CML, e termina com a antestreia do concerto-falado Ki Kre Txeu.  Promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, o festival literário 5L decorre este ano, pela primeira vez, de forma presencial, entre 5 e 9 de maio de 2021, em vários espaços da cidade, celebrando a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura.

Proclamado em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), este é o segundo ano em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. O programa, coordenado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, contempla iniciativas que decorrerão em todas as regiões do mundo e abrangem as dimensões geográfica, da investigação, de tradução, da ligação a outras artes e de mobilização das populações, constituindo um património identitário e cultural, mas também um trunfo para os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Este ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa.




 

Quer comentar a notícia que leu?