«Lisboa na Boa» é o nome de uma campanha que pretende mobilizar os lisboetas em torno de uma maior mobilidade.
A campanha, que terá uma duração de 3 semanas, entre 27 de fevereiro e 20 de março de 2019, ilustra cinco situações de mau uso do espaço público, que todos os dias comprometem a mobilidade nas cidades: estacionamento em segunda fila, estacionamento abusivo em lugares de cargas e descargas ou em lugar de mobilidade reduzida, peões que passeiam nas ciclovias, bicicletas que circulam nos passeios, e também os novos fenómenos de mobilidade partilhada, as trotinetas, cuja circulação e estacionamento obedecem às regras dos restantes velocípedes.
Assim, nos transportes públicos, ao andar a pé ou de bicicleta, de carro ou de mota, «importa que os cidadãos possam usufruir do espaço público com respeito pelos outros e em segurança, e contribuir dessa forma para uma melhor mobilidade e qualidade de vida nas cidades», afirma um comunicado da Câmara Municipal de Lisboa.
A campanha, desenvolvida pela agência TorkeCC, com ilustrações do artista Nuno Saraiva, vai estar disponível em vários meios online e offline, tendo sido criada a página www.lisboanaboa.com com informação e cinco vídeos de animação criados para a campanha
O humorista Diogo Faro será responsável por surpreender os lisboetas em algumas das situações descritas, no seu registo habitual. Os Tocha Pestana são os autores do jingle da campanha, que, embora tenha um tom positivo e descontraído, foca um problema sério que afeta o dia-a-dia de muitas pessoas.