LISBOA VAI RECEBER A TALL SHIPS RACES ENTRE 31 DE AGOSTO E 3 DE SETEMBRO

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, a Doca de Alcântara vai receber a Tall Ships Races Magellan-Elcano, que teve início em Falmouth, no Reino Unido. A última paragem será em Cadiz, em Espanha, entre 7 e 10 de setembro. O evento tem entrada gratuita e conta com várias atividades ligadas aos grandes veleiros.

Até lá, e para além de Lisboa, a Tall Ships Races irá ainda levar os navios até La Coruña, em Espanha, entre 24 a 27 de agosto. Os Tall Ships – ou Grandes Veleiros, em português -, são navios mono casco, à vela e têm um comprimento de linha de água superior a 9,14 metros e são classificados consoante as suas dimensões. Por sua vez, Lisboa recebeu a primeira edição do Tall Ships Races em 1956 e o seu objetivo é promover o treino de Vela e Mar junto dos jovens.

Por outro lado, esta competição pretende ainda celebrar a primeira circunavegação do mundo. Esta foi realizada por Fernando Magalhães e Sebastián Elcano há mais de 500 anos. Desta forma, a Tall Ships Races juntam ainda o passado e o presente. A edição deste ano realiza-se na Doca de Alcântara. Esta edição foi organizada com o objetivo de preservar as tradições dos grandes navios de vela, que foram desaparecendo após a chegada do motor de propulsão a vapor.

Por sua vez, os visitantes poderão ainda conhecer 12 tipos de navios, entre os quais o Navio Escola Sagres, da Marinha Portuguesa. Ao mesmo tempo, será ainda possível ver a Caravela Vera Cruz. Esta é uma réplica exacta das antigas caravelas portuguesas e que foi construída em 2000 no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Visitantes poderão conhecer os navios de perto

No entanto, as Tall Ships Races são mais do que uma competição. Ou seja, contam ainda com um programa diversificado que junta animação, desporto e cultura. Deste modo, o primeiro dia do evento, no dia 31 de agosto, conta com uma cerimónia de abertura, às 17h00. Entre as 14h00 e as 22h00, o recinto estará aberto a todos os visitantes, que poderão ver de perto os navios.

No dia seguinte, sexta-feira, dia 1 de setembro, o recinto abrirá pelas 10h00 e estará aberto até ás 22h00, para mostrar os seus navios ao público. À mesma hora, haverá ainda atividades para os participantes nas Tall Ships Races, e pelas 17h00, há um desfile de tripulações. Às 18h00, está marcada a atuação do Quinteto de Metais da Marinha e uma cerimónia de entrega de prémios referentes ao desfile.

No sábado, dia 2, o recinto estará novamente aberto entre as 10h00 e as 22h00, para os visitantes verem os navios e realizarem outras atividades. Às 18h00, começa a atuação do Quarteto de Saxofones da Marinha. Por fim, o último dia do evento, dia 3 de setembro, domingo, contará novamente com o recinto aberto até ás 13h00. Contudo, neste dia, não será possível fazer visitas aos navios. Às 11h00, haverá uma desatracagem dos navios e pelas 13h00, dar-se-á um desfile náutico no Rio Tejo.

Finalmente, às 18h00, terá início a etapa Lisboa – Cádiz, com a partida dos navios da capital portuguesa rumo a Espanha. A entrada no evento é gratuita. Poderá ainda consultar o programa completo no site da iniciativa.


Quer comentar a notícia que leu?