LISBOA VOLTA A RECEBER A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Entre os dias 16 a 22 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa será dedicada à mobilidade sustentável, oferecendo diversas iniciativas, entre as quais passeios de bicicleta, fecho de ruas para aproveitamento do espaço público pelas pessoas, ações de sensibilização e experimentação de veículos sustentáveis.

Com o mote Melhores Ligações, esta iniciativa contará com uma Feira da Mobilidade, que se realiza no próximo domingo, dia 18 de setembro, das 10h às 19h, na Alameda Edgar Cardoso (junto ao Parque Eduardo VII).

Já a empresa Lisboa E-Nova está a incentivar as empresas de Lisboa e Amadora a desafiarem os seus trabalhadores a usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho no dia 16 de setembro, sexta-feira. A iniciativa ‘Um dia a pedalar, porque não’ tem o objetivo de sensibilizar as empresas e os seus trabalhadores para a urgência de se reduzirem os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo, por um dia, a utilização da bicicleta, nestes dois concelhos, como uma alternativa saudável e sustentável no sistema de mobilidade.

Para tal, a empresa está a promover um passatempo, onde as empresas se inscrevem, criam dinâmicas internas para promoverem a utilização da bicicleta junto dos seus colaboradores. No dia 16, alguns voluntários vão estar, das 8h30 às 11h30, no cruzamento da Av. Duque D’Ávila e Av. da República com o objetivo de congratular e incentivar os participantes do passatempo que aí passem ou qualquer outra pessoa que se desloque de bicicleta, chamando a atenção dos automobilistas e da comunicação social para a temática da mobilidade sustentável. O passatempo é destinado às empresas/instituições sediadas ou com instalações nos concelhos de Lisboa e Amadora, sendo que as mesmas empresas inscrevem-se por escalão, tendo presente o número de trabalhadores, adotando a estratégia mais adequada para motivar o maior número de colaboradores a deslocar-se de bicicleta.

Para se habilitarem aos prémios, as empresas devem enviar uma fotografia original alusiva à ação, sendo que as imagens enviadas estarão em votação no site da Lisboa E-Nova. A entidade que obtiver mais votos na sua imagem, em cada escalão, será premiada. Os prémios serão conhecidos no dia da Cerimónia de Entrega de prémios, a realizar em local e data a anunciar. De acordo com a empresa, em comunicado de imprensa, a mobilidade representa 25% das emissões de GEE nacionais, 34% das emissões da cidade de Lisboa e 38% das emissões da Amadora, sendo que, em contrapartida, as emissões diretas provenientes da utilização da bicicleta representam 0% dos GEE emitidos.

Já a Semana Europeia da Mobilidade vai agregar vários parceiros deste setor, que vão promover as deslocações sustentáveis na cidade, com recurso aos transportes públicos, a experimentação de trotinetas e bicicletas, ateliers/workshops e promoção da participação pública. Esta feira é dirigida ao público em geral, em especial às famílias e crianças, contando ainda com a presença de vários operadores de transporte e mobilidade partilhada, associações, street food e mercado de artesanato.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa organizada pela Comissão Europeia, à qual a Câmara Municipal de Lisboa se associa com o desenvolvimento e dinamização de várias ações, em articulação com vários parceiros.

Quer comentar a notícia que leu?