LOURES AGUARDA PELO ACES PARA ABRIR NOVO CENTRO DE VACINAÇÃO

0

O pavilhão da Escola Bartolomeu Dias, em Sacavém, vai ser transformado num novo centro de vacinação anti-covid do concelho de Loures, anunciou, hoje, o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, que diz «estar a aguardar uma comunicação do ACES» para abertura desse equipamento.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, revelou hoje que o segundo centro de vacinação contra a COVID-19 no concelho vai ser instalado, brevemente, em Sacavém, tendo a edilidade disponibilizado todo o equipamento e material necessário para a abertura do centro.

Assim, e segundo Bernardino Soares, o pavilhão da Escola Básica Bartolomeu Dias, em Sacavém, está a ser preparado para que, dentro do mais curto espaço de tempo, possa estar operacional para receber as equipas da saúde pública responsáveis pelo processo de vacinação.

«O ACES Loures/Odivelas aceitou a proposta de instalação de um centro de vacinação na zona oriental do concelho e já foi feita, esta semana, uma primeira articulação com a escola e o agrupamento», revelou Bernardino Soares, salientando que o concelho já está classificado como de risco moderado.

«A Câmara está a acompanhar toda a situação, mas o ACES comunicou-nos que não tem materiais e equipamentos para a instalação do centro de vacinação, como material clínico e cirúrgico, marquesas, cadeirões de repouso, entre outros», afirmou o autarca, acrescentando que o município «se disponibilizou para comprar os materiais e até já entrou em contacto com fornecedores da área da Saúde».

«Não será por falta de material que o centro de vacinação não abrirá», salientou Bernardino Soares, garantindo, ainda, que, neste momento, a maioria dos lares já estão vacinados com a primeira dose, faltando aqueles em que se registaram surtos», prevendo que apenas os utentes e profissionais de 5 lares fiquem «sem a segunda dose».





O autarca divulgou, por outro lado, que 73 bombeiros já tomaram a segunda dose de vacina e que 198 tomaram a primeira dose, estando a aguardar vacinação cerca de 100 bombeiros.

Dez mil pessoas vacinadas

Em jeito de balanço da evolução da pandemia no concelho, Bernardino Soares revelou, no decorrer da Assembleia Municipal, a decorrer, que já foram, entretanto, vacinados mais de dez mil munícipes do concelho contra a COVID-19. «É um número positivo, apesar da limitação do número de vacinas disponíveis», confessou o presidente da Autarquia.

Segundo dados disponibilizados pelo ACES Loures/Odivelas, Bernardino Soares adiantou que se registou uma diminuição significativa de novos casos, revelando que, «na semana passada, apenas se registaram 155 novos casos, o que dá uma média de 22 casos/dia».

Estes números trouxeram, também, um «novo fôlego» ao Hospital Beatriz Ângelo, que registou um decréscimo do número de infetados hospitalizados.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here