LOURES APOSTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO DA COMUNIDADE ESCOLAR

0

O Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, foi o local escolhido pela Câmara de Loures para apresentar as atividades de educação ambiental para todas as escolas do concelho.

A Câmara Municipal de Loures apresentou, no dia 3 de novembro, no Centro de Educação Ambiental (CEA), Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, as atividades de educação e sensibilização ambiental dirigidas à comunidade escolar para o ano letivo em curso, porque a valorização do ambiente no concelho efetiva-se através do desenvolvimento de uma atividade regular de educação ambiental.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, frisou, durante a apresentação deste programa, que este é «um projeto ambicioso e importante para o ambiente» e que «é muito importante que as câmaras municipais, as escolas e todos os parceiros se consigam juntar e unir sinergias no sentido de sensibilizar os mais jovens».

Ricardo Leão, destacou ainda a importância da «valorização da água», um bem «cada vez mais escasso», bem como preocupação com «a recolha seletiva de resíduos».

No contexto atual, a educação ambiental afirma-se, cada vez mais, como um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de sensibilização e aprendizagem e, tendo em conta estes pressupostos, a Câmara Municipal de Loures está a desenvolver um conjunto de atividades de sensibilização em todas as escolas, incentivando a adoção de comportamentos ambientalmente adequados.

Os participantes nesta sessão, promovida pela autarquia, assistiram a uma apresentação de algumas das atividades programadas para este ano letivo, com destaque para: Alterações climáticas – Operação Berlinde Azul; A.tu.AR – por uma melhor qualidade do ar; Prados floridos: Porquê?; e ReNaturAdapt.




Após a apresentação das atividades, foi inaugurada a nova exposição do Centro de Educação Ambiental, SEE H2O – Um novo olhar sobre o uso da água, uma mostra sobre a conservação do recurso água ao longo de todo o seu ciclo urbano, tendo ainda experienciado uma viagem virtual através do projeto LRS 360º, na qual os participantes foram convidados a colocar uns óculos 3D e a visualizar uma curta-metragem que acompanha o ciclo de vida de uma embalagem de queijo fresco, desde a fábrica onde é produzida até se transformar em parte de um banco de jardim.

As atividades de educação e sensibilização ambiental, previstas para o presente ano letivo, destinam-se a todos os graus de ensino e poderão ser dinamizadas em salas de aula (ecoaulas), no CEA, em parques municipais e em linhas de água, que estão disponíveis através do endereço https://cea.cm-loures.pt/. Neste espaço, as escolas poderão consultar a agenda de atividades e inscrever-se nas da sua preferência. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 8 de novembro.

Marcos Batista, diretor de comunicação da Águas do Tejo Atlântico, e Cátia Lopes, do Instituto Marquês de Valle Flôr, duas das entidades parceiras da exposição SEE H2O – Um novo olhar sobre o uso da água, também estiveram presente nesta ação de educação e sensibilização ambiental.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here