Um desfile com 6.000 crianças, corsos carnavalescos e vários bailes integram o programa do Carnaval de Loures, onde (entre 8 e 26 de fevereiro) são esperados cerca de 150 mil foliões.Loures volta a brincar ao Carnaval através de um vasto conjunto de iniciativas, dos bailes e concursos de máscaras aos desfiles e cortejos, entre 8 e 26 de fevereiro, prometendo divertir toda a gente, numa organização da Associação do Carnaval de Loures e da Câmara Municipal.

Com um orçamento de aproximadamente 300 mil euros, as festividades deste ano são inspiradas no tema «É Segredo». Pelas ruas da cidade, prometem os organizadores, vai sair o «maior desfile carnavalesco de sempre», com cerca de 2.300 figurantes, acompanhados por 20 grupos e 15 carros alegóricos, sendo esperados cerca de 150 mil visitantes, disse João Silva, da Associação do Carnaval de Loures.

Segundo João Silva, um dos pontos altos desta festa de cor e alegria é a coroação dos Reis do Carnaval no dia 22 de fevereiro. Este ano, esse título «nobiliárquico» é ostentado pelo grupo das Mastronças.

João Silva referiu que as novidades na edição deste ano são o aumento do número de figurantes, a entrada de novos grupos e o facto de a animação musical noturna se fazer na rua e ser de entrada gratuita.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, destacou o facto de se tratar do «maior Carnaval da Área Metropolitana de Lisboa», de ter entrada gratuita e de se ter transformado numa marca de Loures.

«É um evento que assume uma importância regional e que está cada vez mais vivo. Temos cada vez mais gente jovem a integrar os desfiles e isso mostra que não é um Carnaval em vias de extinção», sublinhou o autarca, revelando que, este ano, seis mil crianças, oriunda de 39 escolas públicas, 5 escolas privadas e 12 IPSS, vão desfilar pelas ruas de Loures.

Bernardino Soares explicou que o município apoiou financeiramente a Associação do Carnaval de Loures com 50 mil euros, a que acresce o apoio logístico e de promoção do evento.

Com longa tradição, o Carnaval Saloio de Loures assumiu nos últimos anos papel de destaque na promoção turística do concelho, sendo hoje um dos carnavais mais populares da Área Metropolitana de Lisboa, defende Bernardino Soares.

João Silva lembra que a história do Carnaval de Loures remonta a 1934, altura em que era conhecido pelas Cegadas, um teatro de rua mordaz que escarnecia alguma personalidade local. Os bailes animavam as noites e os jovens mascaravam-se de mastronças. Um dos pontos altos era o Enterro do Bacalhau, que encerrava as festividades, quarta-feira à noite, tradição que se mantém ainda nos dias de hoje. Desde 1940 até aos anos 70, o Carnaval de Loures foi cancelado e depois disso teve várias interrupções.

No entanto, a partir do ano 2000 e, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, esta festividade conquistou uma vertente mais organizada e contínua.

O arranque das festividades carnavalescas em Loures está marcado para amanhã, a partir das 22 até às 04 Horas, no Pavilhão António Feliciano Bastos, com o Baile de Assalto ao Carnaval. As festividades de Carnaval terminam na quarta-feira (26 de fevereiro) com um «desfile de enterro» até ao Parque da Cidade, onde irá ocorrer um espetáculo de fogo-de-artifício.

PROGRAMA

Sábado, 8 de fevereiro

22h00 até 04h00 -Baile de Assalto ao Carnaval em parceria com Casinha Bar no Pavilhão António Feliciano Bastos, com a atuação dos DJ’s Tiago Mateus e Marco Luís

Sábado, 22 de fevereiro

21h30 – Receção aos Reis do Carnaval de Loures 2020 no Largo 4 de Outubro, no centro de Loures

22h00 até 04h00 – Baile de Receção e Apresentação dos Reis do Carnaval no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, com atuação da Banda Fora de Série e DJ Gonçalo Ferro

Domingo, 23 de fevereiro

14h30 – Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos, Corso com mais de 2000 figurantes e Banda CTL pelas ruas do centro de Loures

18h30 até 23h00 – Noite Foliona no Palco Central, frente ao Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, com os DJ’s André Coelho e Tiago Bandeiras

Segunda, 24 de fevereiro

22h00 até 04h00 – Baile Trapalhão no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, com a atuação da Banda Fora de Série e DJ Joana Perez

Terça, 25 de fevereiro

14h30 – Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos, Corso com mais de 2000 figurantes e Banda CTL pelas ruas do centro de Loures

Quarta, 26 de fevereiro

20h00 – Despedida do Rei D. Ocarário XLVII, Largo 4 de Outubro em Loures

21h30 – Cortejo fúnebre de Enterro do Carnaval de Loures 2020, pelas principais ruas da Cidade de Loures

23h00 – Leitura do Testamento do Rei Momo D. Ocarário XLVII, no Parque da Cidade em Loures

23h40 – Lançamento de Fogo-de-Artifício no Parque da Cidade em Loures