MAAT vai proporcionar experiências sensoriais a pessoas com demência

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) vai dinamizar, entre 18 de outubro e 29 de novembro, a iniciativa “Marcar o Lugar – Encontros no Museu”, destinado a pessoas com diagnóstico de demência e seus cuidadores. As inscrições decorrem entre 1 de agosto e 20 de setembro de 2024 e são gratuitas.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) vai oferecer um programa para pessoas com diagnóstico de demência e seus cuidadores. Esta iniciativa chama-se “Marcar o Lugar – Encontros no Museu” e tem participação é gratuita, sendo que é necessário fazer uma inscrição prévia, que decorre entre 1 de agosto e 20 de setembro de 2024. A iniciativa, por sua vez, irá acontecer entre 18 de outubro e 29 de novembro de 2024 e vai promover sessões semanais de visita a exposições patentes no museu, convidando à observação e à reflexão partilhadas em torno de obras de arte.

Com isto, pretende-se proporcionar experiências de exploração criativa e sensorial, bem como momentos de interação, partilha e conexão com o Outro e com o espaço do museu. No entanto, a participação nesta ação não requer conhecimentos prévios sobre arte nem é preciso ter o hábito de visitar museus ou outros espaços culturais. As inscrições decorrem entre 1 de agosto e 20 de setembro no site do MAAT. O programa “Marcar o Lugar: Encontros no Museu” tem o apoio científico e técnico da Associação Alzheimer Portugal e do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Católica Portuguesa.

MAAT apoia programas que juntam a saúde com as artes visuais desde 2020

Inicialmente, foi uma iniciativa que surgiu por ideia do MAAT, contando com o apoio da Alzheimer Portugal, Museu de Lisboa, a Acesso Cultura e o Instituto de Ciências Médicas da Universidade Católica Portuguesa. Em 2023, o projeto foi distinguido com o prémio APOM 2023 na categoria “Parceria”, pela Associação Portuguesa de Museologia.

Desde 2020, o MAAT tem vindo a apoiar diversas iniciativas assentes numa lógica interdisciplinar que cruza a área da saúde com as artes visuais. Por fim, é ainda membro fundador da Rede de Museus para a Inclusão na Demência, constituída no início de 2023, com o propósito de reforçar a oferta de programação destinada a pessoas com demência e seus cuidadores em museus.

Quer comentar a notícia que leu?