MAIS UM ESPAÇO VERDE VAI NASCER EM OEIRAS COM INICIO DE OBRAS DO QUINTALÃO DE ALGÉS

A inauguração da primeira fase da requalificação da Rua Luís de Camões e da Avenida Combatentes da Grande Guerra e o lançamento da 1ª pedra do Quintalão, um núcleo de hortas urbanas com 12 talhões autónomos, marcaram a manhã de hoje, em Algés, do presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

A obra de construção do Quintalão vai começar. Hoje, logo pela manhã, Isaltino Morais lançou a primeira pedra deste equipamento que, com uma área de 3500m2, ficará localizado no futuro Parque Urbano de Algés, na margem direita da Ribeira de Algés, onde se pretende recriar a memória local de produção agrícola, nomeadamente de intensa produção hortícola e frutícola, com novas referências para uma utilização que se quer mais atual.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, após referir que a aquisição dos terrenos deste espaço «foram caros», salientou que esta «obra vai permitir que as pessoas usufruam, às portas de Algés, de um contacto direto com a natureza», provando-se que «é possível construir, num meio urbano, um espaço tão agradável e tão próximo da natureza, preservando-se o meio ambiente».

Isaltino Morais, que aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração de um novo espaço urbano na Pedreira Italiana e de duas novas praças em Queluz de Baixo (uma, na Estrada Consiglieri Pedroso e outra, na Praça Restani), explicou que, o Quintalão, além do núcleo de hortas urbanas com 12 talhões autónomos que serão atribuídos a moradores, incluirá um conjunto de árvores de fruto e uma grande área relvada para lazer e convívios em família.

As estruturas antigas mais significativas, nomeadamente o poço, o tanque e a nora serão recuperados, adianta o autarca, sublinhando que o projeto prevê ainda a Regularização Fluvial da Ribeira de Algés, adjacente ao Quintalão, com a execução de um leito maior e um leito menor da Ribeira, a partir de bancadas de pedra, o que irá implicar um investimento municipal de 950 mil euros.

O Quintalão, cujo prazo de execução é de 210 dias, faz parte de uma intervenção de maior dimensão designada por Parque Urbano de Algés, com cerca de 17.000m2, e que, inclusivamente, irá implicar o reordenamento da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, projeto que, neste momento, se encontra em fase de auscultação à população.

Isaltino Morais garantiu que, a Câmara Municipal de Oeiras já adquiriu a maior parte dos terrenos, estando a negociar ainda a aquisição de outros para a «boa prossecução deste projeto».


Rua Luís de Camões em vias de requalificação

Ainda durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras inaugurou, também em Algés, a primeira fase da requalificação da Rua Luís de Camões e da Avenida Combatentes da Grande Guerra, que se enquadra no âmbito da requalificação e melhoria das condições de mobilidade do espaço público da Baixa Comercial de Algés.

Esta obra veio melhorar o espaço de fruição e de lazer do peão, através da repavimentação das ruas com novos revestimentos antiderrapantes, adaptação da sinalização, renovação da iluminação, colocação de novos sistemas de recolha de resíduos urbanos e mobiliário urbano, de forma a melhorar as condições de mobilidade para a partilha harmoniosa do espaço público entre os transeuntes, comerciantes e moradores. Tratou-se de um investimento, nesta primeira fase, na ordem dos 625 mil euros.

Mais inaugurações amanhã

Por outro lado, e para dar visibilidade à transformação no território que está a ser realizada pela Câmara Municipal de Oeiras, no sentido de em todos os aglomerados serem criados novos centros/praças para fruição da população, Isaltino Morais vai inaugurar amanhã, 19 de junho, sábado, duas novas praças em Queluz de Baixo: uma, às 19H00, na Estrada Consiglieri Pedroso e outra, às 19H30, na Praça Restani.

Mas, o presidente da Câmara de Oeiras também vai inaugurar amanha, da parte da manhã, o Parque Urbano da Pedreira Italiana (Caxias) e, durante a tarde, ainda vai ter tempo para a visita a uma empreitada de requalificação que está a decorrer na Alameda Armindo Carvalho.

Desta forma, com estes empreendimentos, Isaltino Morais vai inaugurar obras que implicaram um investimento municipal na ordem dos 1.672 mil euros.

Quer comentar a notícia que leu?