MAIS UM ESPAÇO VERDE VAI NASCER EM OEIRAS COM INICIO DE OBRAS DO QUINTALÃO DE ALGÉS

0

A inauguração da primeira fase da requalificação da Rua Luís de Camões e da Avenida Combatentes da Grande Guerra e o lançamento da 1ª pedra do Quintalão, um núcleo de hortas urbanas com 12 talhões autónomos, marcaram a manhã de hoje, em Algés, do presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

A obra de construção do Quintalão vai começar. Hoje, logo pela manhã, Isaltino Morais lançou a primeira pedra deste equipamento que, com uma área de 3500m2, ficará localizado no futuro Parque Urbano de Algés, na margem direita da Ribeira de Algés, onde se pretende recriar a memória local de produção agrícola, nomeadamente de intensa produção hortícola e frutícola, com novas referências para uma utilização que se quer mais atual.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, após referir que a aquisição dos terrenos deste espaço «foram caros», salientou que esta «obra vai permitir que as pessoas usufruam, às portas de Algés, de um contacto direto com a natureza», provando-se que «é possível construir, num meio urbano, um espaço tão agradável e tão próximo da natureza, preservando-se o meio ambiente».

Isaltino Morais, que aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração de um novo espaço urbano na Pedreira Italiana e de duas novas praças em Queluz de Baixo (uma, na Estrada Consiglieri Pedroso e outra, na Praça Restani), explicou que, o Quintalão, além do núcleo de hortas urbanas com 12 talhões autónomos que serão atribuídos a moradores, incluirá um conjunto de árvores de fruto e uma grande área relvada para lazer e convívios em família.

As estruturas antigas mais significativas, nomeadamente o poço, o tanque e a nora serão recuperados, adianta o autarca, sublinhando que o projeto prevê ainda a Regularização Fluvial da Ribeira de Algés, adjacente ao Quintalão, com a execução de um leito maior e um leito menor da Ribeira, a partir de bancadas de pedra, o que irá implicar um investimento municipal de 950 mil euros.

O Quintalão, cujo prazo de execução é de 210 dias, faz parte de uma intervenção de maior dimensão designada por Parque Urbano de Algés, com cerca de 17.000m2, e que, inclusivamente, irá implicar o reordenamento da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, projeto que, neste momento, se encontra em fase de auscultação à população.


Isaltino Morais garantiu que, a Câmara Municipal de Oeiras já adquiriu a maior parte dos terrenos, estando a negociar ainda a aquisição de outros para a «boa prossecução deste projeto».

Rua Luís de Camões em vias de requalificação

Ainda durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras inaugurou, também em Algés, a primeira fase da requalificação da Rua Luís de Camões e da Avenida Combatentes da Grande Guerra, que se enquadra no âmbito da requalificação e melhoria das condições de mobilidade do espaço público da Baixa Comercial de Algés.

Esta obra veio melhorar o espaço de fruição e de lazer do peão, através da repavimentação das ruas com novos revestimentos antiderrapantes, adaptação da sinalização, renovação da iluminação, colocação de novos sistemas de recolha de resíduos urbanos e mobiliário urbano, de forma a melhorar as condições de mobilidade para a partilha harmoniosa do espaço público entre os transeuntes, comerciantes e moradores. Tratou-se de um investimento, nesta primeira fase, na ordem dos 625 mil euros.

Mais inaugurações amanhã

Por outro lado, e para dar visibilidade à transformação no território que está a ser realizada pela Câmara Municipal de Oeiras, no sentido de em todos os aglomerados serem criados novos centros/praças para fruição da população, Isaltino Morais vai inaugurar amanhã, 19 de junho, sábado, duas novas praças em Queluz de Baixo: uma, às 19H00, na Estrada Consiglieri Pedroso e outra, às 19H30, na Praça Restani.

Mas, o presidente da Câmara de Oeiras também vai inaugurar amanha, da parte da manhã, o Parque Urbano da Pedreira Italiana (Caxias) e, durante a tarde, ainda vai ter tempo para a visita a uma empreitada de requalificação que está a decorrer na Alameda Armindo Carvalho.

Desta forma, com estes empreendimentos, Isaltino Morais vai inaugurar obras que implicaram um investimento municipal na ordem dos 1.672 mil euros.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here