MARÇAL GRILO É O PRÓXIMO CONVIDADO DO ‘NÓS LEITORES’

O presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro, e antigo Ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo, é o convidado da próxima sessão do ‘Nós Leitores’, que se realiza esta quinta-feira, dia 28 de julho, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. O encontro será moderado pelo jornalista Tito Couto.

A iniciativa ‘Nós, Leitores’, é gratuita e decorre nas Bibliotecas Municipais de Oeiras, ao longo do ano. Todos os meses, recebe uma figura pública, que é desafiada a escolher um dos livros que mais prazer lhe proporcionou, bem como a falar sobre a(s) obra(s) que está a ler e o livro cuja leitura anda a adiar, a que se juntarão outras sugestões e conversas sobre leitura e literatura.

O evento terá ainda transmissão na página de Facebook do Município de Oeiras e das Bibliotecas Municipais, e está sujeito à capacidade da sala.

Eduardo Marçal Grilo é natural de Castelo Branco, onde nasceu a 8 de Fevereiro de 1942. Em 1966 licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, em 1969 obteve o grau de Master of Science pelo Imperial College de Londres e em 1973 o grau de doutor pela Universidade Técnica de Lisboa.

Foi ainda diretor-geral do Ensino Superior entre 1976 e 1980 e Coordenador dos Projetos de Cooperação com o Banco Mundial entre 1980 e 1985. Entre 1992 e 1995, foi Presidente do Conselho Nacional de Educação, sendo que foi também Ministro da Educação de 1995 a 1999.

Em 1985, entrou na Fundação Calouste Gulbenkian, onde desempenhou as funções de diretor do Serviço de Cooperação (1991-1995) e de administrador entre 2000 e 2015. Atualmente, é presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro, membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e comentador político na RTP 3.






A conversa será moderada pelo jornalista Tito Couto, que escreveu para o Jornal de Notícias e produziu dezenas de eventos literários nacionais e internacionais, entre os quais se destacam as presenças portuguesas na Feira do Livro de Bogotá (2013) e Guadalajara (2018).

Há 12 anos, dinamiza o programa Conta-me Histórias, onde já entrevistou dezenas de músicos portugueses. Em 2016 lançou o livro ‘Algo Estranho Acontece’, sobre os artistas António Zambujo e Miguel Araújo. Escreveu ainda a biografia ‘Carmen Miranda – Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim’, com ilustrações de Sofia Neto, e que pertence à coleção Grandes Vidas Portuguesas, uma parceria do Pato Lógico com a Imprensa Nacional.

Quer comentar a notícia que leu?