«Este é um evento genuíno da cultura popular portuguesa», destacou o vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, durante a cerimónia de entrega dos prémios às Marchas Populares.

«As Marchas Populares de Setúbal são um imperativo cultural, em que se traduz o espírito associativo. É um privilégio ter na cidade este impulso, este pulsar e entusiasmo de homens e mulheres», defendeu o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, durante a cerimónia de entrega dos prémios às Marchas Populares, que decorreu domingo, na Casa da Baía, na capital sadina.

O autarca, que saudou «o entusiasmo e a alegria que as marchas trazem a Setúbal», considerou que estas são a «expressão maior do associativismo e da cultura popular da cidade», movimentando, em cada bairro e freguesia, um número maior de pessoas tão diferente, nomeadamente marchantes e pessoal responsável pela construção do certame, como as costureiras, os carpinteiros e os soldadores.

«Continuem animados do nobre espírito associativo como garante do progresso da nossa terra e como estímulo para ela possa desenvolver-se harmoniosamente no seio de cada um dos nossos bairros, irradiando, a partir deles, para toda a cidade e para todo o território do Concelho», defendeu o vereador setubalense.

«Esta cerimónia – como fez questão de salientar – conclui um largo e intenso período de entusiasmante, mas, também, extenuante trabalho», lembrando que, independentemente do lugar em que ficaram classificadas, «todas as marchas foram vencedoras».

A cerimónia de entrega de prémios das Marchas Populares de Setúbal 2019 realizou-se no dia 7 de julho, domingo, na Casa da Baía, com vários apontamentos musicais com atuações das madrinhas das coletividades participantes nesta edição do tradicional concurso setubalense. No final, em jeito de encerramento da cerimónia, todas as madrinhas cantaram «Calafate, o Cantador da Cidade», com letra de Natália Abreu e música de Artur Jordão, que foi a Grande Marcha da edição 2019 do concurso setubalense, o qual teve como Madrinha das Madrinhas Joana Lança.

A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense venceu as Marchas Populares de Setúbal 2019, tendo-lhe sido ainda atribuídos pelo júri, presidido pelo ator setubalense Fernando Luís, os prémios de melhores coreografia, cenografia, figurino, letra e música.

O segundo lugar foi atribuído à União Desportiva e Recreativa das Pontes, que arrecadou o Prémio Desfile, com base na atuação das coletividades na apresentação realizada no dia 22 na Avenida Luísa Todi, que conquistou igualmente o prémio de Melhor Madrinha, graças à prestação de Carla Lança, que assim sucede à madrinha deste ano Joana Lança.

O Núcleo Bicross de Setúbal ficou na terceira posição, seguido do Grupo Desportivo Independente, vencedor da edição 2018 do concurso das Marchas Populares de Setúbal.

O Clube Recreativo Palhavã ficou em quinto, o Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’, em sexto, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau em sétimo, enquanto a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense ficou na derradeira posição.

Nesta edição a organização aplicou duas penalizações, ao Clube Recreativo Palhavã e ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, respetivamente por incumprimento do n.º 1 do artigo 6.º e do número 2 do artigo 7.º do regulamento, as quais não interferiram com a classificação geral.

Crianças deficientes dão «show» nas Marchas Populares

Extraconcurso, apresentaram-se as marchas da APPACDM de Setúbal, com «A música do meu silêncio!», e das marchas infantis da Perpétua Azeitonense e do Núcleo Bicross de Setúbal, com as temáticas «Moinhos da nossa terra» e «Ligeiras vão saltitando», respetivamente.

Mas, como fez questão de salientar a madrinha da Marcha Infantil da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Setúbal, a artista Maria do Céu, «a minha marcha é sempre uma marcha vencedora. Estas crianças são uns autênticos heróis e, independentemente das suas limitações, demonstraram que merecem ser conhecidos por todos os setubalenses».

Madrinha há 20 anos das Marchas Populares de Setúbal e, nos últimos dois anos, da Marcha da APPACDM, Maria do Céu faz questão de referir que a sua marcha, constituída apenas por miúdos com deficiência, tem de ser encarada como uma marcha normal. Com capacidade para fazer os dois palanques e, desta forma, ser conhecida por todos os setubalenses.

A APPACDM é uma instituição intervém com cerca de 1000 cidadãos, de diversas idades e graus de deficiência, e suas famílias, através de ações e dinâmicas regulares concebidas e operacionalizadas no quadro do funcionamento de 18 valências, enquadradas em acordos celebrados com a Segurança Social, o Ministério da Educação e o Instituto de Emprego Formação Profissional.

A APPACDM de Setúbal tem como âmbito geográfico de intervenção o distrito de Setúbal, incidindo sobretudo nos concelhos de Setúbal e Palmela e privilegiando o trabalho com as populações mais desfavorecidas com vista à promoção de uma qualidade de vida efectiva e à conquista de uma cidadania plena por parte das pessoas com deficiências ou incapacidades.

Classificação geral das Marchas Populares de Setúbal 2019

1.º – Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

2.º – União Desportiva e Recreativa das Pontes

3.º – Núcleo Bicross de Setúbal

4.º – Grupo Desportivo Independente

5.º – Clube Recreativo Palhavã

6.º – Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’

7.º – Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

8.º – União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense

Prémios das Marchas Populares de Setúbal 2019

Melhor Madrinha | Carla Lança | União Desportiva e Recreativa das Pontes

Melhor Coreografia | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Cenografia | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Figurino | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Letra | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Melhor Música | Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

 

Videos das exibições

 

About The Author

Related Posts

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.