A marcha que já estava na cabeça de toda a gente começou, por fim, a existir oficialmente em 2005.
Luísa Carvalho – Presidente da Associação dos Comerciantes dos Mercados de Lisboa
Os comerciantes sempre quiseram desfilar. A marcha que já estava na cabeça de toda a gente começou, por fim, a existir oficialmente em 2005. Os comerciantes sempre quiseram desfilar. Os mercados, cada vez mais, precisam que se fale deles, e que os vendedores e clientes continuem a enchê-los. Graças às Juntas de Freguesia, à Câmara e à Associação de Mercados, estão a renovar-se e a renascer. A marcha com a letra e música de Toy promete surpresas, irreverência e bom humor na Avenida.
Este ano, o tema da marcha dos mercados chama-se “da rua para os mercados”.
Luísa Carvalho, presidente da Associação dos Mercados de Lisboa e coordenadora da sua marcha, recorda que antes havia os vendedores ambulantes, a correr com as suas alcofas, ou as padiolas, levadas pelos animais de carga. A evolução daí até hoje é a inspiração do tema deste ano.
A letra e música, que o Olhares de Lisboa ouviu em primeira mão, são de Toy e fazem todo o sentido no que toca ao tema escolhido. Luísa explica que basta dizer ao cantor as quatro ou cinco palavras do tema, e a canção nasce espontânea e naturalmente.
É bom que isso aconteça: Esta marcha, cuja única diferença é não concorrer, adapta-se à evolução, e a sua responsável sublinha que actualmente há um grande rigor nos desfiles e no concurso.
“Não há tanto bairrismo mas há muito profissionalismo e muito glamour, e alguma influência do Carnaval brasileiro. A diferença em relação aos finais do século XX é gigantesca. Antes havia apenas uns bocados de cetim a brilhar, e mais nada”.



Também considera que qualquer marcha que queira fazer tudo de novo anualmente, sem reciclar nada, nunca conseguirá levar a cabo o espectáculo com os 27 mil euros fornecidos pela autarquia.