MULTAS ATÉ MIL EUROS PARA QUEM NÃO RECOLHER DEJETOS CANINOS

0

Em Oeiras, quem não apanhar os dejetos caninos na rua está sujeito a uma multa que varia entre os cinquenta e os mil euros, anuncia a Câmara de Oeiras que lançou, uma campanha de sensibilização, intitulada «O cocó do seu cão aos olhos de uma criança».

“O cocó do seu cão aos olhos de uma criança” é o lema da campanha de sensibilização para a recolha dejetos caninos que a Câmara Municipal de Oeiras lançou, dia 28 de outubro, com o objetivo de sensibilizar os donos dos animais de estimação para a importância de apanhar os dejetos, relembrando que estes não são os únicos a usar a via pública e os jardins e que se trata de uma questão de saúde pública. Quem não cumprir sujeita-se a ser multado.

O objetivo desta campanha, lançada no âmbito da estratégia de comunicação Oeiras Pelos Animais, é promover a harmonia na convivência pública entre animais e munícipes, recordando que a responsabilidade da recolha dos dejetos caninos é dos tutores dos animais e que deixá-los espalhados na via pública é algo que afeta toda a gente.

Daí ter sido criada uma campanha choque, com uma mensagem forte, que mostra os perigos que podem ocorrer se os dejetos forem deixados no chão, evidenciando os riscos que essa má conduta tem especialmente para as crianças. Sem provocar repulsa, mas de forma bem visual e impactante, o propósito é mostrar aos donos dos animais que se trata de um problema de saúde pública e que pode afetar os seus filhos, sobrinhos e crianças em geral.

Os jardins são um dos lugares em que as crianças mais gostam de brincar. A liberdade e o espaço permitem-lhes todo o tipo de brincadeiras. Ao explorarem o mundo com as mãos e com a boca, as crianças estão expostas a situações de perigo constante.

Zelar pela saúde de todos é uma responsabilidade que diz respeito a cada um de nós e Oeiras dispõe de vários equipamentos que dotam a via pública das condições necessárias para a recolha e deposição dos dejetos, nomeadamente nos espaços verdes e jardins onde é permitida a entrada de animais. Ali estão disponíveis sacos para recolha dos dejetos caninos, encontrando-se assim ao dispor dos munícipes as ferramentas necessárias para a correta utilização destes espaços.






Quem não apanhar os dejetos está sujeito a multa, que varia entre 50 e os mil euros.

A campanha “O cocó do seu cão aos olhos de uma criança” será divulgado em todo o concelho através de mupis, outdoors, anúncios na comunicação e também nas redes sociais do Município (Site, Facebook e Instagram).

 

Escreva aqui o seu comentário...