MURAL 18 ARRANCA HOJE COM 20 EVENTOS CULTURAIS ONLINE

0

Arrancou hoje, 15 de janeiro, na Moita, o programa cultural Mural 18 da AML, com 20 eventos culturais em streaming, que pretende unir agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.

Sob o lema «muralizados no apoio à cultura», arrancou hoje, 15 de janeiro, a programação do evento cultural Mural 18, com iniciativas na totalidade dos 18 municípios que compõem a área metropolitana de Lisboa. Mas, tendo em conta as determinações ao abrigo do novo estado de emergência no atual contexto de pandemia de covid-19, as ações decorrem exclusivamente em streaming na plataforma cultural www.mural18.pt, entre as 15h30 e as 23h30, e incluem música, teatro, poesia, dança, leitura, exposições e performances diversas.

Através do Mural 18, que tem uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional  de 1,5 milhões de Euros – resultante de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 -, está a ser desenvolvida uma vasta programação cultural, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.

A programação, que se estenderá até setembro de 2021, será materializada num conjunto de eventos em diferentes áreas artísticas, prioritariamente ao ar livre, e em espaços que valorizem o património cultural e paisagístico do nosso território.

Esta iniciativa, que acontece numa altura especialmente delicada para todo o setor cultural, resulta da vontade clara da Área Metropolitana de Lisboa e dos seus 18 municípios, de criar uma programação que sublinhe a importância da cultura na vida das comunidades, e que seja uma marca clara de apoio a quem faz da cultura a sua vida e a sua forma de subsistência.

A plataforma cultural www.mural18.pt é, por sua vez, o sítio de eleição privilegiado para conhecer toda a programação cultural desenvolvida no âmbito do Mural 18 e também o ponto de encontro de toda a cultura e artes desenvolvidas em toda a área metropolitana de Lisboa.





Programação para hoje – dia de arranque:

15h30» Moita Património do Tejo (Moita).

16h00» Concerto de carrilhão (Mafra).

16h30» Concerto com Tiago Sousa (Barreiro).

17h00» Leitura de poesia (Alcochete).

17h30» Peça de teatro “Nó”, pela Companhia Mascarenhas Martins (Montijo).

18h00» “Sobre uma exposição” (Cascais).

18h30» Concerto “Requiem”, de Mozart (Sesimbra).

19h00» Concerto com Tó Tripes e apresentação Mural 18 (Almada).

20h00» “Da ruína à memória” – Uma obra performativa e coreográfica (Vila Franca de Xira).

20h45» Concerto de Natal (Loures).

21h00» Peça de teatro “Dá-me a tua mão para não ser tão grande o

silêncio”, pela Companhia Teatro no Ar (Mafra); » Conversa com escritor (Oeiras); » Concerto com a Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II (Sintra).

21h30» Concerto de música clássica (Odivelas); » Espetáculo performance “Solitária”, pela Associação Cultural Alma d’Arame (Seixal).

21h45» Dança, pela Companhia Dançarte (Palmela).

22h00» Romeu & Julieta, pelo Quorum Ballet (Amadora).

23h00» Jazz, com o Quarteto de Jazz de Setúbal (Setúbal).

23h30» Concerto com Dead Combo (Lisboa).

Para conhecer a restante programação consulte www.mural18.pt ou nos sítios dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Os eventos, locais e datas estão, no entanto, sujeitos a adiamento ou cancelamento devido ao atual estado de emergência, sendo por isso recomendado a confirmação junto dos respetivos municípios da sua efetiva realização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here