Eram 18 horas em ponto quando o presidente da Câmara de Lisboa carregou no comando que ligou as 2.150.000 luzes led que, este ano, fazem parte da iluminação decorativa natalícia da capital. A cerimónia de inauguração da iluminação decorativa ficou marcada pelo lançamento de fogo de artifício.
Este ano, como foi referido pelo autarca, 43 ruas, praças, jardins e edifícios da capital vão ser iluminadas com recurso mais de milhões de lâmpadas de baixo consumo, o que dará um aforro energético na ordem dos 80 por cento. Cerca de 5.500 peças iluminativas e decorativas fazem parte das iluminações natalícias.
Assim, na Praça dos Restauradores está instalado uma bola gigante (com 6 metros de altura e iluminada por cerca de 21 mil lâmpadas) que pode ser visitada e vivida no seu interior. Na Praça de Camões, está instalado um enorme Pai Natal, que fará as delícias dos miúdos e graúdos. No Rossio repete-se a tradicional iluminação das fachadas dos edifícios com panos verticais de luz e um pinheiro de Natal com 15 metros de altura. Já na Praça do Comércio também se repete as iluminações das fachadas dos edifícios e um pinheiro com mais de 30 metros altura e iluminado por mais de 53 mil lâmpadas. Segundo Fernando Medina, as iluminações de Natal e toda a programação cultural e recreativa das festividades natalícias implicaram um investimento de 800 mil euros. Este ano, a grande novidade anunciada pelo autarca prende-se com a realização de um concurso de montras de Natal em 46 estabelecimentos comerciais. Com este concurso, o autarca pretende levar as pessoas a realizarem as suas compras no comércio local.
Em termos de programação cultural, o edil anunciou a realização de vários concertos nas igrejas lisboetas, nomeadamente a do Alto do Lumiar, Nossa Senhora do Amparo e de São Pedro de Alcântara.
Mas, como o Natal é especialmente para as crianças, este ano vai realizar-se uma ópera para çriancas e várias actividades infantis como, por exemplo, aprenderem a construir uma árvore de natal romana.
Na passagem do ano vai, como já vem sendo tradição em Lisboa, um mega-concerto que está a ser organizado pelo músico André Sarney e que conta com a participação dos mais importantes artistas portugueses.
O fogo de artificio
Ruas iluminadas em 2018
- Avenida da Liberdade
- Largo de Camões
- Largo do Chiado
- Praça Marquês de Pombal
- Praça do Comércio
- Rossio Fachadas
- Teatro D Maria
- Rossio Árvores
- Rua Augusta
- Rua da Prata
- Rua do Carmo
- Rua do Ouro
- Rua Garret
- Rua Nova do Almada
- Rossio – Pinheiro
- Avenida Almirante Reis
- Avenida da República (Árvores)
- Avenida da República (Volumes)
- Av. Fontes Pereira de Melo
- Av. Guerra Junqueiro
- Av. da Igreja
- Av. João XXI
- Av. de Roma
- Largo do Intendente Pina Manique
- Praça do Chile
- Praça de Alvalade
- Praça Duque de Saldanha
- Praça da Figueira
- Praça de Londres
- Praça Martim Moniz
- Praça do Principe Real
- Rua Castilho
- Rua D. Pedro V
- Rua da Escola Politécnica
- Rua de Belém
- Rua da Misericórdia
- Rua dos Fanqueiros
- Rua Ferreira Borges
- Rua Morais Soares
- Praça dos Restauradores
- Praça do Município
- Praça Duque de Saldanha
- Praça comércio – Pinheiro 30m