NO PRÓXIMO SÁBADO, PODERÁ FAZER UMA RECRIAÇÃO HISTÓRICA NO CLÃ DE CARENQUE

NO PRÓXIMO SÁBADO, PODERÁ FAZER UMA RECRIAÇÃO HISTÓRICA NO CLÃ DE CARENQUE

No próximo sábado, dia 20 de maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu da Amadora – Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque vai fazer uma Recriação histórica do Clã de Carenque. A iniciativa tem início a partir das 10h00.

Desta forma, os participantes poderão viajar 4000 anos no tempo. Esta recriação história do Clã de Carenque vai dar a possibilidade de experimentar a caça, o talhe de pedra, a tecelagem, a produção de objetos em barro, entre outras atividades.

Neste sentido, o programa tem início pelas 10h00, com o processo de cozedura em fogueira tipo “soenga” de cerâmicas elaboradas, no âmbito do workshop de cerâmica pré-histórica do Clã de Carenque. De seguida, às 11h00, poderá fazer uma visita à exposição interpretativa deste monumento e ainda à Necrópole. Contudo, estas visitas repetem-se às 14h00, 15h00 e 16h00.

Pelo meio-dia, os participantes poderão preparar um almoço Pré-Histórico. Contudo, este é destinado aos membros do Clã e está limitado a número limitado de participantes. Por isso, deverá fazer uma inscrição prévia. Por outro lado, às 14h30, têm início os ateliês interativos. Ou seja, aqui poderá fazer cerâmica, calçado pré-histórico, caça, agricultura, adereços funerários, entre outros.

Às 15h30, há uma apresentação sobre técnicas de elaboração de calçado pré-histórico. Desta forma, poderá ficar a conhecer melhor o aproveitamento dos produtos secundários dos animais, nomeadamente a fibra animal para tecelagem e do leite e derivados.

Uma hora depois, às 16h30, está marcada uma recriação de ritual funerário, numa das três Grutas Artificiais da Necrópole. De seguida, pelas 17h00, será aberta a fogueira tipo “soenga” para observação dos resultados da cozedura das cerâmicas do workshop. Esta recriação história termina pelas 18h00.

Iniciativa tem entrada livre

Este evento realiza-se no Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque e destina-se famílias e participantes individuais. Por sua vez, é realizado em parceria com a Associação de Arqueologia da Amadora (ARQA) e tem entrada livre.

No entanto, o programa poderá ser alterado em virtude das condições climatéricas. Por fim, para mais informações, poderá entrar em contacto com o Museu da Amadora, através dos contactos museu@cm-amadora.pt ou o telefone 214 369 090.


Quer comentar a notícia que leu?