NOVA CRECHE NO CASAL DO PINTO VAI DAR RESPOSTA A 45 CRIANÇAS

Foi inaugurada, esta terça-feira, dia 12 de setembro, a nova creche no Bairro do Casal do Pinto, na freguesia do Beato. A cerimónia contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, da provedora da Santa Casa, Ana Jorge, e ainda dos presidentes da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e da Junta de Freguesia do Beato, Silvino Correia, que sublinharam a importância deste investimento para o futuro.

Para a Provedora da SCML, Ana Jorge, esta obra vai ao encontro do objetivo da instituição em “ter creches para todos”. A responsável destacou ainda o apoio da Junta de Freguesia do Beato, da Câmara de Lisboa e da sociedade civil na concretização desta obra no Casal do Pinto. Na sua perspectiva, é necessário investir nesta matéria. O objetivo é “apoiar as crianças e famílias”, criando “um futuro mais risonho e menos pobre”.

Ana Jorge acrescentou ainda que este é um dos grandes propósitos da SCML, e que permite dar “mais qualidade de vida” às famílias, integrando igualmente as crianças e “prevenindo os maus tratos”. Por isso, considera a provedora da SCML, “as creches podem fazer a diferença” neste aspeto, aproveitando para parabenizar todos aqueles que lançaram o programa ‘Creche Feliz’.

Para a provedora, esta iniciativa “vai fazer a diferença” no futuro. A responsável aproveitou ainda para agradecer a parceria com a Câmara de Lisboa na construção desta nova creche, e que vai “fazer a diferença” no crescimento das crianças daquela zona. “Os objetivos da Santa Casa são a construção de uma sociedade mais feliz e melhor e isso está aqui a começar”, concluiu Ana Jorge.

Igualdade para todos

Já para a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, este é um “dia especial e simbólico”, e que mostra aquilo que são os objetivos do programa ‘Creche Feliz’. Esta iniciativa dá a oportunidade de todas as crianças nascidas após 1 de setembro de 2021 de frequentarem a creche gratuitamente, até aos três anos de idade. Ainda neste ponto, a ministra sublinhou que todas as 45 crianças que vão frequentar a nova creche do Casal do Pinto não irão pagar nenhuma mensalidade.

Todas estas crianças ou são abrangidas pela ‘Creche Feliz’ ou são beneficiárias do 1º ou 2º escalões da Segurança Social, o que lhes confere direito a esta gratuitidade. “Com a Creche Feliz permitimos dar mais respostas sociais às famílias e garantir uma participação ativa das mulheres no mercado de trabalho”, reforçou Ana Mendes Godinho. Desta forma, a ministra lembrou que são as mulheres que mais sofrem na sua vida laboral por falta de respostas.

Ao mesmo tempo, lembrou também que este programa tem uma “segunda dimensão”. Ou seja, ajuda a quebrar “ciclos de pobreza, garantindo que todas as crianças têm oportunidades iguais”, independentemente da condição social das famílias. Igualmente, é também importante para aliviar os agregados familiares com as despesas relacionadas com a creche.

Aumentar o número de vagas nas creches até 2026

Sobre o equipamento agora inaugurado no Casal do Pinto, a ministra referiu que este vai ao encontro daquilo que é o propósito do presidente da Junta do Beato. Ou seja, “servir melhor as pessoas e os cidadãos. Se esta creche está a acontecer é graças à mobilização de todos”, acrescentou Ana Mendes Godinho. A ministra aproveitou também para salientar “o trabalho e o apoio extraordinário das Misericórdias” nesta matéria.

Centro de Enfermagem Queijas

Só este ano, adiantou que, graças a esta parceria, foi possível, desde junho, aumentar a capacidade das creches com mais nove mil lugares, em todo o país. Contudo, até 2026, o Governo espera “aumentar este valor para 20 mil lugares”, disse Ana Mendes Godinho, lembrando que este é um esforço conjunto da Segurança Social, Governo e as instituições.

Continuar a investir no Casal do Pinto

Por sua vez, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse que a inauguração deste novo equipamento “faz parte daquilo que é fazer cidade”. Contudo, o autarca reforça que é intenção do atual executivo continuar a investir no Bairro do Casal do Pinto, uma zona que carece de uma intervenção. Neste sentido, a CML vai levar, esta tarde, à Assembleia Municipal de Lisboa, a aprovação de um investimento de 10 milhões de euros na requalificação daquela zona.

“As pessoas do Casal do Pinto sentem-se abandonadas”, lamentou Moedas. Para o autarca, esta nova creche vai trazer a possibilidade de “investir no futuro” daquele bairro. “Fazemos muitas inaugurações, mas com esta estamos a apostar no futuro e a investir na base”, reforçou. De acordo com o edil lisboeta, a CML está igualmente a investir na construção de mais creches em toda a cidade. Atualmente, quatro já estão concluídas e outras quatro estão em fase de construção, tendo a autarquia já investido “30 milhões de euros” nestes equipamentos.

No entanto, a CML quer investir, ao todo, 107 milhões de euros na construção de mais creches e escolas em toda a cidade, até 2026. “Ganha a sociedade e a educação”, disse ainda Moedas, admitindo que “ainda há muito a fazer” nesta matéria. Por fim, o autarca aproveitou ainda para destacar a estreita parceria entre a CML e a Santa Casa de Lisboa, mas também todo o apoio e empenho dos funcionários da autarquia, pois são eles que permitem desenvolver “projetos com afeto e paixão”.

Equipamento era aguardado pela população do Beato há muito tempo

Também o presidente da Junta de Freguesia do Beato, Silvino Correia, esteve presente nesta inauguração. O autarca aproveitou a sua intervenção para agradecer a todas as entidades que permitiram a concretização deste projeto. “O último equipamento deste género que existiu aqui foi encerrado há 30 anos”, lembrou o autarca. Por isso, esta nova creche era algo há muito esperado pela população local.

“Tenho uma satisfação muito grande por esta inauguração”, acrescentou o presidente. Silvino Correia lembrou que esta creche fica numa zona abrangida pelo Plano de Pormenor do Casal do Pinto. Este plano, recorde-se, vai possibilitar a reorganização e restruturação daquela zona. “O Plano de Pormenor trouxe a desafetação de 10 parcelas de terreno”. O autarca considera ainda que esta zona “tem uma grande capacidade de transformação”.

No entanto, para além desta nova creche, o Casal do Pinto irá contar também com um espaço intergeracional. “Estes equipamentos são fundamentais para que as famílias tenham condições e as respostas necessárias” para o seu dia-a-dia. Por fim, o presidente da Junta do Beato reforçou que este novo equipamento junta-se a uma outra creche já inaugurada no passado dia 4 de setembro, na Rua Marquês de Olhão. Ao mesmo tempo, está igualmente prevista uma futura creche, com 84 lugares, na Azinhaga do Planeta.

Nesta inauguração, estiveram ainda presentes os vereadores Inês Drummond e Pedro Anastácio, do PS, e ainda a vereadora responsável pelas pastas da Habitação e Desenvolvimento Local e das Obras Municipais, Filipa Roseta, bem como Sofia Athayde, responsável pela Educação. Igualmente, marcou também presença o presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Gebalis, Fernando Angleu.

Quer comentar a notícia que leu?