A freguesia de Porto Salvo, em Oeiras, está a comemorar o seu 26º aniversário e, inserido nas festividades, condecorou policias e bombeiros e vai inaugurar um novo Centro de Dia e de Apoio Domiciliário.

«Seja Feliz em Porto Salvo»- Este é o slogan comemorativo do 26º aniversário da Freguesia de Porto Salvo, em Oeiras, cuja sessão solene decorreu no passado sábado. Ainda no âmbito destas comemorações, no próximo domingo, vai realizar-se a inauguração de um novo centro de dia e de apoio domiciliário.

Durante a sessão solene do 26º aniversário da Freguesia de Porto Salvo, presidida por Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e Diniz Antunes, presidente da Junta de Freguesia, foram atribuídas medalhas de mérito a vários oficias da Polícia de Segurança Publica e aos comandantes das corporações de Bombeiros Voluntários do concelho pelo trabalho desenvolvido em prol da segurança e da prevenção de acidentes e da criminalidade em Porto Salvo.

No discurso de abertura da sessão solene, Diniz Antunes salientou que o compromisso dos eleitos «assenta numa constante e transparente informação focando-se numa Freguesia que quer Fazer e Ser Melhor, e é o que mais uma vez estamos a fazer», sublinhando que são «pequenos pormenores que embora não pareçam, mas que marcam logo algo seguramente diferente e demonstrativo que Porto Salvo está na via do desenvolvimento».

Embora de momento não exista nenhuma mega obra em curso, Diniz Antunes realçou que a Junta de Freguesia, em colaboração com a Câmara Municipal, está a efetuar várias pequenas obras de recuperação do pouco património histórico existente e, paralelamente, está a efetuar «pequenas mas sempre necessárias intervenções, todas elas visando a manutenção e revitalização dalguns espaços da Freguesia».

Citando Fernando Pessoa, o presidente da Junta salientou que o «sonho, mesmo aquele que parece impossível, pode ser sempre concretizado» e, por isso, todos os projetos que «sonharam» para a freguesia estão a ser realizados.

A título de exemplo falou das obras no passeio fronteiro à “SIMPS” e adjacente à Pastelaria “O Torrãozinho”, que incluiu a demolição dum murete, das obras na Aldeia do Meio, em paredes-meias com o Infantário “Tão Balalão”, com a eliminação do asfalto e construção de todo o passeio pedonal, com o arranjo do muro de suporte, como também a construção e montagem dum corrimão de proteção, tal como documentam as imagens apresentadas de um e de outro caso.

Diniz Antunes deixou também um agradecimento à C.M. de Oeiras pelo seu desempenho na rapidez do atendimento, execução e conclusão dos trabalhos, face às solicitações da Junta de Freguesia relativamente à reparação de alguns pontos do betuminoso e asfaltagem na Rua Padre António Vieira.

Um outro aspeto abordado pelo autarca diz respeito às obras em Vila Fria. Segundo ele, a «Junta de Freguesia procedeu à reconstrução e pintura dos muros da urbanização de Vila Fria, obras de conservação há muito adiadas.

Estas obras estavam previstas para o final de 2016. Porém, as condições meteorológicas, na altura, não permitiram a sua execução e, entretanto surgiram outras urgências causadas por esse mau tempo, como, por exemplo, buracos nos passeios, cuja reparação foi considerada prioritária, a fim de evitarmos acidentes. Por este motivo só agora foi possível executar este trabalho».

A terminar salientou: «Estamos atentos às mais variadas situações e dentro das nossas competências apresentamos soluções e realizamos as ações que estão no âmbito das nossas possibilidades. Sabemos que há muito para fazer, mas já conseguimos mudar a nossa Freguesia. A aposta da Junta de Freguesia continua a ser tornar a freguesia mais aprazível e digna».

ISALTINO MORAIS ANUNCIA OBRAS

Em resposta, o presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, realçou o bom «entendimento entre a Câmara e as diferentes freguesias do concelho» e salientou que «Porto Salvo vai ter uma praça construída de raiz, onde ficarão instalados o Centro de Saúde, a Junta de Freguesia». Segundo o presidente da autarquia, a praça «vai ser um ponto de encontro de todos os residentes».

Após criticar os entraves burocráticos que se colocam para lançar uma empreitada, Isaltino Morais anunciou que o projeto de ligação a Vila Fria já está em curso e que vai existir, brevemente, uma ciclovia entre Vila Fria e Leceia.

Isaltino Morais lembrou, por outro lado, que as obras no Casal das Chocas estão a decorrer, lembrando que «foi com investimento municipal que foram realizadas as obras de saneamento, montadas as infraestruturas de água e de eletricidade».

No entanto, o próprio Isaltino Morais lamentou que ainda não exista um projeto de loteamento para o Casal das Chocas e anunciou que «a Câmara Municipal está disponível para fazer o projeto de loteamento, mas os moradores têm de se organizar».

O edil salientou: «o Casal das Chocas não tinha ordenamento de trânsito, não tinha um sinal vertical ou horizontal, nem uma passadeira de peões, há dezenas de anos. Finalmente, foram instalados e estão hoje criadas condições de segurança para toda a população. Durante dezenas de anos, as ruas não tinham betuminoso. Por isso, tornou-se urgente começar as obras, tendo sido feita a reconstrução de ruas onde anteriormente as viaturas quase não passavam».

NOVO CENTRO DE DIA

No âmbito das comemorações do 26 º aniversário, Porto Salvo vai ter, a partir do próximo dia 23 de junho, um novo centro de dia e de apoio domiciliário.

As instalações do centro de dia e de apoio domiciliário de Porto Salvo, que implicaram um investimento de mais de 670 mil euros, comparticipados em 600 mil euros pela câmara de Oeiras, vão ser inauguradas no próximo dia 23 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na presença do Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente.

“Este investimento vai permitir o aumento da capacidade de resposta na área do apoio à população mais idosa, com a abertura de 40 novas vagas no centro de dia e de 75 novas vagas no serviço de apoio domiciliário. Será ainda possível criar outras respostas para o envelhecimento ativo, igualmente, identificadas como prioritárias para o concelho e para esta freguesia em particular”, explica o presidente do Município, Isaltino Morais.

Dentre os novos serviços que serão criados, destaca-se o Espaço Sénior, que disponibilizará atividades lúdicas, tais como informática, aulas de canto e música, artes decorativas e plásticas, entre outras.

As novas instalações vão ainda permitir o alargamento do período de funcionamento do centro, que passará a estar aberto das 8:00 da manhã até à meia-noite.

O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Porto Salvo (CSPNSPS) é uma instituição particular de solidariedade social fundada em setembro de 1992, cuja missão passa pela prestação, criação e desenvolvimento de serviços sociais adequados às necessidades da comunidade, promovendo a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana. Além das respostas sociais dirigidas a seniores, a CSPNSPS disponibiliza também creche, educação pré-escolar e atividades de tempos livres para crianças do 1º e 2º ciclos, entre outras.

Adjacente a este novo equipamento refira-se ainda a nova igreja, que foi comparticipada pelo Município com a verba de 500 mil euros.

« 1 de 8 »

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.