ODIVELAS EM FESTA RECEBE “CIDADE EUROPEIA DE DESPORTO”

0

Sexta-feira, 17 de janeiro, fica na história do concelho de Odivelas como o primeiro dia de “Odivelas Cidade Europeia de Desporto”. Durante 2020, Odivelas vai “criar” raízes duradouras no incentivo à prática desportiva regular e inclusiva da população.Há um ano, a 18 de janeiro, em Portimão, o presidente da ACES Europe (Associação das Cidades Europeias do Desporto), Gian Francesco Lupattelli, anunciava formalmente que, em 2020, Odivelas era Cidade Europeia de Desporto, reconhecendo o mérito e as potencialidades da candidatura de Odivelas.

Passados 12 meses, a Câmara de Odivelas promoveu um jantar de gala, no Convento de S. Diniz, e uma festa de abertura, no Pavilhão Multiusos, para receber o galardão e a bandeira de Cidade Europeia de Desporto, demonstrando que, para o concelho, o desporto é reconhecido como fator de elevada importância em vários parâmetros da sociedade atual, contribuindo para o desenvolvimento local e regional. Recorde-se que a bandeira foi transportada por ciclistas do Clube Colinas Bike Tour que pedalaram desde Portimão para a entregarem em Odivelas marcando a passagem de testemunho da Cidade Europeia do Desporto.

A festa de abertura, apresentada por Fátima Lopes, José Figueiras, Patrícia Matos, Carlos Ribeiro e Marco Horácio, refletiu a aposta que o Município de Odivelas tem vindo a realizar na promoção da atividade física e da prática desportiva, formal e informal, procurando incutir hábitos e estilos de vida saudáveis que contribuam para o bem-estar dos nossos munícipes, numa perspetiva de “Desporto para Todos”.

As 71 coletividades/associações desportivas e mais de 25 modalidades desportivas de Odivelas participaram na festa de abertura deste evento, considerado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, como mais um motivo de «orgulho para Odivelas e para o país.»

NA festa, que contou com «participações especiais» dos UHF, Sérgio Praia, Miguel Ângelo, José Reza, Anjos, Emanuel, João Pedro Pais e Miguel Gameiro, acompanhados pela orquestra do maestro Nuno Feist, o secretário de Estado afirmou que «somos um país rico em termos desportivos». Neste momento, existem praticantes, de grande qualidade, em «todas as modalidades desportivas. Portugal já não é um país apenas bom no futebol e no atletismo. Atualmente, temos bons atletas no andebol, no voleibol, na ginástica, no judo, etc….»

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins, sublinhou «a honra e o enorme orgulho da Autarquia por esta merecida conquista, bem como pela confiança e a responsabilidade que nos foram depositadas», recordando que o município tem assistido a um investimento significativo em infraestruturas e equipamentos educativos, sociais e desportivos.





O presidente da Câmara de Odivelas, Hugo Martins, lembrou os patronos da candidatura de Odivelas: os atletas Naide Gomes, Nelson Évora, Jorge Pina e Susana Barroso, caras sobejamente conhecidas do desporto nacional dado que atingiram os mais importantes pódios internacionais, olímpicos e paralímpicos.

Segundo a autarca, esta candidatura reflete a paixão que todo o concelho tem pelo desporto e pela prática desportiva, por hábitos de vida saudáveis, pelo bem-estar dos munícipes e pela inclusão através do Desporto para Todos. A Câmara Municipal estima que 32 mil habitantes do Concelho sejam membros de uma coletividade, clube ou associação desportiva. Na elaboração da nova Carta Desportiva do Concelho, apurou-se que 49,8% da população é praticante de atividade desportiva regular.

Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe, e Nuno Santos, presidente da ACES Portugal, louvaram o esforço realizado pelo município odivelense, lembrando que, em 2021, Lisboa será a “Capital Europeia de Desporto”.

Atividades previstas

No âmbito da programação de Odivelas Cidade Europeia de Desporto vai realizar-se, de 20 a 26 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o “European International Brazilian Jiu-Jitsu Championship”, uma prova europeia da modalidade, sob a égide da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro.

De entrada gratuita, a competição realiza-se todos os dias das 8 às 21 horas.

Este campeonato, organizado pela Federação Portuguesa de Jiu-Jitsu Brasileiro em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas, vai trazer ao Concelho de Odivelas cerca de 5000 atletas oriundos de 75 países.

Portugal recebe esta competição desde 2004 que, de ano para ano, tem vindo a crescer tanto em número de atletas como de simpatizantes.

Por outro lado, a Câmara Municipal de Odivelas inaugura, no próximo dia 21 de janeiro, às 21h, no Centro de Exposições de Odivelas, a exposição «O movimento anatómico no atletismo», uma mostra de escultura e desenho da autoria de Francisco Vilaça.

As obras apresentadas pretendem fazer a ponte entre o desporto e as artes plásticas, retratando a “junção entre a beleza anatómica no movimento atlético e o movimento atlético na beleza artística”.

A exposição estará patente até ao dia 8 de março.

Entretanto, 25 e 26 de janeiro, acontece o Curso de Treinadores de Triatlo Grau 1, no pavilhão Polivalente e Piscina Municipal de Odivelas.

Esta formação pretende complementar a implementação do TriTry, o programa de dinamização de triatlo no município, o primeiro passo para quem quer tornar-se triatleta.

Este curso de treinador de Triatlo de Grau I é dirigido a profissionais, e não só, que pretendam intervir na formação inicial de jovens triatletas Jovens e Age-Group que se iniciam na modalidade.

Também nos dias 25 e 26 de janeiro, vai realizar-se, no pavilhão da Escola Secundária da Ramada, o estágio do Centro de Karaté –Do Shotokan de Odivelas.

Descarregue e leia no seu computador ou equipamento móvel a edição impressa OLHARES-DE-LISBOA-Nº-10

 

Escreva aqui o seu comentário...