OEIRAS 27 APRESENTADO OFICIALMENTE À ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA

0

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e o Comissário da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, Jorge Barreto Xavier, apresentaram oficialmente no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, o projeto Oeiras 27 aos 18 autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

«No caso de Oeiras ser vencedor, todos vamos beneficiar, porque estamos disponíveis para partilhar as verbas destinadas à programação cultural que vamos receber, até porque nós já temos uma boa estrutura financeira para desenvolver as atividades a que nos propomos», afirmou Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras no decorrer da apresentação da candidatura de Oeiras Capital Europeia da Cultura 2027 aos representantes dos 18 Municípios que constituem a Área Metropolitana de Lisboa.

Durante o encontro realizado no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, Isaltino Morais deu a conhecer aos autarcas da AML o projeto que Oeiras se propõe a desenvolver, que promete transformar o território e ser um motor de desenvolvimento cultural em todo o país.

«Oeiras já está a ganhar, a Área Metropolitana de Lisboa e o país já estão a ganhar com este projeto que fundamenta esta candidatura», frisou o presidente da Câmara de Oeiras, reiterando a intenção de envolver todos os Municípios de AML para dar maior força à candidatura de Oeiras.

Por seu turno, a presidente da CCDR, Teresa Almeida, apontou alguns argumentos-chave que sustêm o valor da candidatura de Oeiras à Capital Europeia da Cultura, desde logo por ser um Município da Área Metropolitana de Lisboa, mas também pelo «alastramento das dinâmicas previstas no projeto a outros Municípios».

«Reafirmamos o apoio a esta candidatura e motivar todos os presentes que dela beneficiam e esperamos que seja um sucesso», afirmou Teresa Almeida.


Também o primeiro secretário da AML, Humberto Carvalho, sublinhou o apoio a esta candidatura que representa «uma forte âncora para todo o território da Área Metropolitana de Lisboa», lembrando que «não há desenvolvimento sem Cultura».

Na apresentação do projeto Oeiras 27, o Comissário da candidatura, Jorge Barreto Xavier, apontou os principais projetos previstos, como é o caso do Museu do Tejo, na Bateria do Areeiro, do Centro Cultural de Linda a Velha e do Centro de Congressos de Paço de Arcos.

«Queremos muito ganhar esta candidatura, mas se não ganharmos vamos ganhar na mesma porque vamos na mesma implementar estas dinâmicas de relação que nos valem para todos», sustentou Jorge Barreto Xavier, ressalvando, contudo, que a candidatura de Oeiras é a que terá maiores contributos turísticos para o país.

Os autarcas presentes saudaram Oeiras pela «coragem e audácia» na apresentação da candidatura e, unanimemente, manifestaram o apoio e disponibilidade para dar força ao Oeiras 27.

A Área Metropolitana de Lisboa é constituída por 18 Municípios: Oeiras, Amadora, Cascais, Sintra, Lisboa, Palmela, Vila Franca de Xira, Odivelas, Loures, Barreiro, Almada, Mafra, Alcochete, Moita, Montijo, Sesimbra, Seixal e Setúbal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here