OEIRAS COMEMORA 25 DE ABRIL COM OBRAS

Para além dos espetáculos musicais e das cerimónias oficiais, Oeiras vai comemorar o 48º aniversário do 25 de Abril com inaugurações e lançamento de empreitadas de obras de requalificação e de construção da Alameda da Zona C, em Porto Salvo.

A Câmara Municipal de Oeiras vai comemorar o 48º aniversário do “25 de Abril de 1974” com um programa que, além das cerimónias oficiais (nomeadamente a Sessão Solene com homenagem a ex-autarcas do concelho e o Hastear das Bandeiras), incluirá dois momentos no Bairro do Casal da Choca (Porto Salvo), nomeadamente a inauguração da empreitada de Requalificação dos Espaços Exteriores da Quinta da Estrangeira e o lançamento da primeira pedra da obra de construção da Alameda da Zona C.

Em destaque estará ainda a inauguração das instalações da Academia Cultural Sénior de Aprendizagem (ACSA), no Palácio Ribamar, em Algés. No total, a intervenção nestes equipamentos consistirá num investimento municipal de 1.595.732.,55 euros.

O programa comemorativo incluirá ainda, no dia 24 de abril, a exibição do filme/documentário “A Hora da Liberdade” e, dia 25, a apresentação do Espetáculo musical “Abril com Voz”, com a participação do grupo “As Vozes da Rádio”, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em, Carnaxide.

PROGRAMA:

24 DE ABRIL





17H00 – Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide. EXIBIÇÃO DO FILME/DOCUMENTÁRIO “A HORA DA LIBERDADE”, da autoria de Emídio Rangel, Hayley Westenra, Rodrigo de Sousa e Castro e Joana Pontes

25 DE ABRIL

09H00 – Paços do Concelho. HASTEAR DAS BANDEIRAS

10H00 – Auditório da Assembleia Municipal, Biblioteca Municipal de Oeiras

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 48º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974

Abertura pela Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Elisabete Oliveira; Intervenção dos representantes de todas as bancadas com assento na Assembleia Municipal; Encerramento: Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

Homenagem a ex-autarcas do Concelho de Oeiras.

Momento Cultural – Atuação da Academia de Guitarra, Música e Tecnologia (AGMT)

15.30H – Casal da Choca (Rua da Cidade de Coimbra), Porto Salvo

INAUGURAÇÃO DA REQUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS EXTERIORES DA QUINTA DA ESTRANGEIRA

Realizada no âmbito do processo de reconversão desta área urbana, esta obra desdobra-se em duas pracetas (sul e norte), cada uma delas delimitada por edifícios já construídos resultantes de um loteamento da Quinta das Estrangeiras. Esta intervenção, que consistiu na criação de espaços de lazer e bem-estar, fatores fulcrais de base na qualidade de vida dos habitantes, é resultante de um investimento municipal de 560.000,00 euros.

Além da criação de percursos centrais em cada uma das pracetas, foram criadas zonas de estadia e também espaços para recreio ativo (na praceta sul espaços de jogo para recreio infantil e na praceta norte, para street workout), criando-se, assim, oferta mais ativa a diferentes faixas etárias da população (2-15 anos), apesar de todo o espaço poder ser usufruído pela população em geral.

Além do mais, por forma a garantir a acessibilidade às duas pracetas, criou-se em cada uma delas um acesso em degraus rampeados, que permitem o acesso regulamentar a pessoas com mobilidade reduzida.

16.30H – Casal da Choca, Porto Salvo

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA – ALAMEDA DA ZONA C (CASAL DA CHOCA)

A obra de construção prevê a construção de uma via estruturante para o bairro, que irá fazer a ligação entre a Cooperativa de Habitação CHEPA e a rua Augusta, permitindo assim o acesso às futuras instalações da CERCI Oeiras.

O perfil deste arruamento é composto por duas faixas de rodagem, passeios, estacionamento longitudinal e uma ciclovia bidirecional.  A intervenção contempla ainda a criação de espaços verdes de enquadramento e a plantação de árvores em caldeira junto aos estacionamentos.

Os trabalhos iniciaram-se em 06 de abril de 2022 e a conclusão está prevista para o 2º trimestre de 2023.

Esta empreitada consistirá num investimento municipal de 773.800,00€

17.00H – Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide

ESPETÁCULO MUSICAL “ABRIL COM VOZ”, COM A PARTICIPAÇÃO DA ACADEMIA DAS GUITARRAS

17.30H – Palácio Ribamar, Algés

INAUGURAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA ACSA (ACADEMIA CULTURAL SÉNIOR DE ALGÉS)

As instalações que, no Palácio Ribamar, acolhem a Universidade Sénior Inter-Geracional de Algés (USILA), atual ACSA, foram beneficiadas e ampliadas, no sentido de torná-las mais ajustadas ao seu funcionamento e oferecer mais qualidade aos seus utilizadores, grupo constituído por 217 alunos e 37 professores.

Neste sentido, foi feita a reconversão de um edifício, anteriormente utilizado como secção de limpeza urbana, numa ampla sala longitudinal com capacidade para 40 pessoas, complementada por uma sala de apoio (ambas com acesso direto ao exterior), uma instalação sanitária acessível e uma área de arrumos. Privilegiou-se a versatilidade de utilização do espaço e a possibilidade de este acolher futuramente outras atividades de carácter recreativo, cultural ou assistencial, temporário ou permanente.

A Câmara Municipal de Oeiras procedeu também à requalificação do espaço envolvente, tendo sido criado um caminho para utentes com mobilidade condicionada e um novo portão junto aos semáforos da Rua João Chagas.

Esta empreitada totalizou um investimento municipal de 261.932,65 euros

Quer comentar a notícia que leu?