OEIRAS DEBATE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS AMERICANAS  

0

A Livraria- Galeria Municipal Verney, em Oeiras, vai ser o palco da estreia do programa «Praça das Liberdades», um espaço de debate de ideias, moderado pelo jornalista Nicolau Santos, e que, na sua primeira edição, vai «discutir» as eleições presidenciais norte-americanas.

A eleição de Joe Biden e repercussão na política internacional será o tema de abertura do «Praça das Liberdades», o novo projeto da Câmara Municipal de Oeiras. A estreia será no dia 19 de janeiro, véspera da tomada de posse do Presidente Eleito dos Estados Unidos da América, e juntará os oradores Bernardo Pires de Lima, Isabel Lucas e Donizete Rodrigues. A moderação estará a cargo de Nicolau Santos. O evento terá lugar na Livraria-Galeria Municipal Verney e será transmitido por streaming no Facebook das Bibliotecas de Oeiras, a partir das 21H30.

A eleição de Joe Biden para a Presidência dos EUA levanta múltiplas questões ao nível da política externa: muitos criaram expetativas de retorno a um status quo geopolítico que, dada a sucessão dos acontecimentos, será impossível de recuperar. Após a postura errática de Donald Trump, o que podemos esperar de Joe Biden? Serão abordados temas como o possível regresso ao multilateralismo e aos acordos internacionais, a relação com Israel, o Médio-Oriente, a Rússia e a China, mas também as ondas de choque considerando a cultura e inclusive a religiosidade do povo americano.

Este novo projeto «Praça das Liberdades» pretende constituir-se como um espaço de debate e troca de ideias sobre questões políticas, sociais, económicas e culturais da atualidade, a nível nacional e internacional. Com periodicidade bimensal contará, em cada sessão, com um painel de personalidades cujo olhar crítico e pensamento sejam considerados relevantes para o esclarecimento das questões a tratar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here