OEIRAS INAUGURA CASA DE TRANSIÇÃO PARA SEM-ABRIGO

0

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou, hoje de manhã, a Casa de Transição de Apoio aos Sem-Abrigo da Santa Casa da Misericórdia, no Bairro do Alto da Loba, em Paço de Arcos.

Isaltino Morais esteve esta manhã no Bairro do Alto da Loba, em Paço de Arcos, para visitar e inaugurar um novo espaço habitacional que visa acolher temporariamente pessoas em situação de sem-abrigo, que estão a ser acompanhadas pela Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

Num pequeno diálogo que travou com os utentes da “Casa Esperança”, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras considerou que «o sucesso desta casa de transição pode ser ‘a chave’ para uma boa solução para algumas situações de pessoas em exclusão social».

O autarca, após explicar que a autarquia está a fazer «tudo para que não haja pessoas sem-abrigo», defendeu as políticas de inserção e integração social levadas a cabo pelo município que, essencialmente, visam combater as graves situações de carência que, infelizmente, atingem alguns munícipes.

Esta casa acolhe, desde hoje, três adultos, garantindo-lhes alojamento e acompanhamento diário, a promoção de treino de competências socioprofissionais e de valorização pessoal, numa lógica de crescente autonomização ao nível do emprego, da saúde e gestão de uma futura habitação.

Esta resposta pretende reforçar a capacidade de intervenção local e dotar o concelho de Oeiras de condições necessárias ao acolhimento de pessoas com projeto de vida estruturante e progressivamente autónomo.


Segundo a Câmara de Oeiras, «esta ação está prevista na Candidatura ao Balcão 2020, “Intervir, Capacitar e Acolher em Oeiras – Implementação do Plano Municipal de Intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo” que prevê, a médio prazo, a criação de mais respostas nesta área».

Por outro lado, está prevista a transferência do Apartamento de Transição – Casa dos Corações, gerida pelo Instituto De Prevenção E Tratamento Da Dependência Química E Comportamentos Compulsivos (IDEQ), para o Bairro do Pombal, e que o apartamento cedido à Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (ARIA), no Bairro Moinho das Rolas, foi reconvertido em Apartamento de Transição – ASAS, neste caso específico, dirigido a indivíduos com problemas de foro da saúde mental.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, Luís Manuel Bispo, vereadores municipais e presidentes das Uniões de Freguesias, entre outras entidades.

Escreva aqui o seu comentário...