OEIRAS INAUGURA CENTRO DE DADOS E FICA COM CIBERDEFESA DA NATO

Após a transferência para o concelho da Escola de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO, Oeiras dispõem desde, ontem, de um novo Centro de Processamento de Dados (Data Center), em Carnaxide.

Isaltino Morais e Francisco Rocha Gonçalves, respetivamente presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, estiveram na inauguração do novo Centro de Processamento de Dados (Data Center), em Carnaxide, para promover a transição digital que permite continuar a avançar para um modelo de gestão mais próximo dos munícipes e mais transparente na tomada de decisões.

A Transição digital tem sido uma das preocupações destes dois dirigentes autárquicos que, recentemente, estiveram na abertura oficial da Academia de Comunicações e Informação da NATO (NCI Academy), com o primeiro-ministro, António Costa, e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenber.

O novo Centro de Dados, que vai funcionar em “espelho” com o atualmente existente, garantindo assim a continuidade e disponibilidade dos sistemas de informação, das infraestruturas de comunicações e proporcionando uma maior segurança em todos os procedimentos de administração eletrónica, através dos quais os cidadãos se relacionam com a Câmara Municipal.

Esta nova infraestrutura é fundamental para garantir a completa resiliência dos sistemas tecnológicos municipais, garantindo que a disponibilidade dos mesmos não está condicionada a constrangimentos ou acidentes que possam ocorrer.

O novo Data Center, fundamental para a estratégia de Oeiras enquanto território inteligente, insere-se no plano de ação que o Município tem levado a cabo no âmbito da transformação digital e tem como principal objetivo a gestão de infraestruturas tecnológicas e a melhoria da qualidade do todos os sistemas e serviços municipais.

Este equipamento oferece todas as garantias de serviço cumprindo com as melhores práticas internacionais, no que se refere à segurança, continuidade de negócio e eficiência energética e, aproveitando o momento do lançamento, foi ativado o anel de fibra ótica da rede privada do município, interligando três nós centrais – edifício da Polícia Municipal, oficinas de Vila Fria e Paços do Concelho – num perímetro de 52 quilómetros e com largura de banda até 100 Gbits, é a primeira fase de um projeto que visa interligar todos os edifícios municipais através de uma infraestrutura própria de fibra ótica.


A infraestrutura própria de fibra ótica do município de Oeiras assegura a autonomia, largura banda de alto débito, segurança e a necessária interconetividade para os mais diversos projetos de inovação e smart cities do concelho.

Escola de comunicação da NATO

Por outro lado, e ainda numa área tecnológica, Isaltino Morais esteve na inauguração oficial da Academia de Comunicações e Informação da NATO (NCI Academy), que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do ministro da Defesa, João Gomes Cravinho. A NATO fez-se representar ao seu mais alto nível, pelo secretário-geral, Jens Stoltenberg.

A abertura desta Agência da NATO assume especial importância neste momento em que a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) repensa o conceito estratégico da Aliança Atlântica.

A academia em Oeiras é uma estrutura especializada em formação e treino nas áreas de comunicações e sistemas de informação e ciberdefesa. A transferência para Oeiras da Escola de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO, antes sediada em Itália, resultou de um compromisso assumido em 2010 na sequência da reorganização dos comandos da Aliança Atlântica.

Quer comentar a notícia que leu?