As luzes de Natal no concelho de Oeiras foram acesas terça-feira, 6 de dezembro, um mês depois do que era tradicional, devido às medidas do plano de poupança energética, apresentadas pelo governo no passado mês de setembro. Assim, as luzes de Natal em Oeiras só agora é que foram acesas.
A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou, a 6 de dezembro, no Largo 5 de Outubro, as luzes de Natal no concelho, uma tradição que era aguardada por munícipes e visitantes de Oeiras. A cerimónia foi presidida pelo presidente da autarquia, Isaltino Morais, e contou com a atuação musical do Coro Intemporal Chorus.
Durante o evento, onde foram distribuídas flores de Natal, bolo-rei e vinho Villa Oeiras, foi explicado o atraso na inauguração das iluminações de Natal, que tradicionalmente se realizavam em novembro, com a crise energética. “As luzes já estavam instaladas há um mês, mas estiveram apagadas este tempo todo devido à crise energética”, salientou Isaltino Morais, que reforçou a importância destas iluminações para “ajudar a retomar a normalidade que existia antes do Covid”.
O autarca revelou que, em 2023, espera retomar todas as atividades natalícias, tais como atividades de rua, entre outras, e que foram, entretanto, interrompidas devido à pandemia. Para o presidente da Câmara de Oeiras, o Natal é “uma data especial e uma época que nos traz emoções e sensações diferentes, e onde procuramos ser mais positivos”, sendo ainda uma altura do ano em que “existe uma maior aproximação entre as pessoas, mas também maior solidão nas pessoas mais idosas”.
Por isso, considera Isaltino Morais, é preciso não esquecer esta faixa etária, apelando a que a população não esqueça os mais velhos e que lhes dê “uma palavra” amiga. O edil salientou o trabalho da autarquia junto dos idosos, sublinhando que a Câmara “não consegue resolver todos os problemas da comunidade, mas procura ajudar as pessoas e criar uma comunidade feliz”.
Assim, Isaltino Morais considera que as luzes de Natal não são só um elemento decorativo da cidade, mas também uma iniciativa que ajuda a criar um “sentimento mais positivo”, bem como a “trazer mais otimismo e esperança”, sobretudo numa época em que se adivinham tempos de crise.
Localizações
As iluminações de Natal no concelho de Oeiras vão estar situadas nos seguintes locais: Igreja do Cristo Rei, em Algés; Capela Nossa Senhora do Cabo, em Algés; Igreja da Cruz Quebrada, em Cruz Quebrada; Igreja Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha; Igreja da Santíssima Trindade, em Miraflores; Igreja Matriz de Barcarena, em Barcarena; Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Leceia; Igreja de Santo António de Tercena, em Tercena; Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Carnaxide; Igreja de São Romão, em Carnaxide; Centro Paroquial de São Miguel, em Queijas; Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Outurela; Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Caxias; Igreja Matriz de Oeiras, em Oeiras; Capela de Santo Amaro de Oeiras, em Oeiras; Igreja de Santo António de Nova Oeiras, em Oeiras; Igreja de São Julião de Barra, em Oeiras; Capela do Senhor Jesus dos Navegantes, em Paço de Arcos; Igreja da Sagrada Família, em Paço de Arcos; Igreja de Nossa Senhora do Socorro, em Leião; e Igreja de Nossa Senhora de Porto Salvo, em Porto Salvo.
Em termos de património municipal foram iluminados os seguintes locais: Jardim Municipal, em Algés; Palácio Anjos, em Algés; Palácio Ribamar, em Algés; Parque Urbano de Miraflores, em Algés; Fábrica da Pólvora, em Barcarena; Edifício sede da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em Carnaxide; Edifício da Polícia Municipal, em Carnaxide; Paços do Concelho, em Oeiras; Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras; Edifício do Gabinete de Comunicação, em Oeiras; Jardim do Ultramar, em Oeiras; Jardim Municipal, em Oeiras; Passagens aéreas do Parque dos Poetas, em Oeiras; Jardim Municipal, em Paço de Arcos; Mercado de Paço de Arcos, em Paço de Arcos; e o Edifício da Junta de Freguesia de Porto Salvo, em Porto Salvo.
Também os bairros municipais de Oeiras foram decorados com luzes de Natal, nomeadamente: Quinta da Politeira, em Leceia; 18 de Maio, em Carnaxide; Barronhos, em Carnaxide; Pátio dos Cavaleiros, em Carnaxide; São Marçal, em Carnaxide; Sá Carneiro, em Laveiras; Pombal, em Oeiras; Alto da Loba, em Paço de Arcos; e Navegadores, em Porto Salvo.
Já os arruamentos que estão iluminados são: Avenida dos Bombeiros Voluntarios, em Algés; Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés; Rua Damião de Gois, em Algés; Rua Dr. Manuel de Arriaga, em Algés; Rua Ernesto da Silva, em Algés; Rua General Humberto Delgado, em Algés; Rua Luís de Camões, em Algés; Rua Major Afonso Palla, em Algés; Praceta Professor Alfredo de Sousa, em Algés; Rua Joseph Black, em Cruz Quebrada; Rua Direita, em Dafundo; Avenida 25 de Abril, em Linda-a-Velha; Avenida Carolina Michaelis, em Linda-a-Velha; Rua D. Pedro V, em Linda-a-Velha; Rua Francisco José Vitorino, em Linda-a-Velha; Rua Marcelino Mesquita, em Linda-a-Velha; Alameda Fernão Lopes, em Miraflores; Largo 5 de Outubro, em Barcarena; Rua José da Silva Afonso, em Leceia; Praça Restani, em Queluz de Baixo; Rua do Alto da Peça, em Quinta da Moura; Avenida Infante D. Henrique, em Tercena; Rotunda das Seleções, em Tercena; Estrada das Palmeiras, em Valejas; Avenida de Portugal, em Carnaxide; Rua José Afonso, em Carnaxide; Rua 5 de Outubro, em Carnaxide; Avenida Tomás Ribeiro, em Linda-a-Pastora; e Rotunda de São Miguel Arcanjo, em Queijas.
Da mesma forma, foram também decoradas as seguintes ruas: Rua João XXI, em Queijas; Estrada das Várzeas, em Queijas; Jardim do Murganhal, em Caxias; Largo Alves Redol, em Caxias; Rua António Florêncio dos Santos, em Caxias; Rua Calvet de Magalhães, em Laveiras; Largo Marquês de Pombal, em Oeiras; Largo 5 de Outubro, em Oeiras; Rua Cândido dos Reis, em Oeiras; Rua Marquês Pombal, em Oeiras; Largo Henrique de Paiva Couceiro, em Oeiras; Rotunda da Quinta do Marquês, em Oeiras; Rotunda do Fonte do Ouro, em Oeiras; Rua Colégio Militar, em Oeiras; Rua Dr. José da Cunha, em Oeiras; Avenida Patrão Joaquim Lopes, em Paço de Arcos; Avenida do Conselho da Europa, em Paço de Arcos; Praceta Dionísio Matias, em Paço de Arcos; Rotunda da Estrada de Paço de Arcos, em Paço de Arcos; Rua Conde de Alcáçovas, em Paço de Arcos; Rua Costa Pinto, em Paço de Arcos.
Do mesmo modo foram iluminadas as seguintes ruas: Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, em Paço de Arcos; Rua Viscondessa de Santo Amaro, em Pedreira Italiana; Estrada da Ribeira da Lage, em Lage; Largo da República, em Lage; Rua Augusta, em Porto Salvo; Rua Oliveira Martins, em Porto Salvo; Rua Conde de Rio Maior, em Porto Salvo; Rua do Comércio, em Porto Salvo; Rua Firmino Rebelo, em Porto Salvo; Rotunda das Oliveiras, em Porto Salvo; Avenida Santa Casa da Misericórdia, em Porto Salvo; Praça de Talaíde, em Talaíde; e Rua Carlos Paião, em Vila Fria, contam com luzes de Natal.
O Edifício dos Bombeiros Voluntários, em Barcarena; o Centro Cívico de Carnaxide; a Marina de Oeiras; o Edifício da SIMPS, em Porto Salvo; e o Edifício dos Bombeiros Voluntários, em Linda-a-Pastora, foram também decorados com iluminações natalícias.
Mais uma vez se comprova que Queluz de baixo, só conta para o município para efeitos de IMI