OEIRAS INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-COVID

0

Atualização: Começa no próximo dia 8 de fevereiro, no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide, a campanha de vacinação anti-Covid no concelho de Oeiras, estando prevista a vacinação até abril de 670 mil pessoas. No Pavilhão Carlos Queiroz vão estar disponíveis 12 postos para a toma da vacina.

A Câmara Municipal de Oeiras anunciou, hoje, o arranque da vacinação anti-covid, a partir da próxima segunda-feira (8 de Fevereiro) a campanha de vacinação anti-Covid da população pessoas com mais de 80 anos de idade, incluídas na primeira fase do plano de vacinação. O Centro de Vacinação irá funcionar no Pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide, no qual a Câmara Municipal de Oeiras investiu 250 mil euros.

A Direção Geral da Saúde informa que, além das pessoas dos 50 aos 79 anos com doenças graves, nesta fase estão incluídas nesta primeira fase todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente das doenças que tenham.

Segundo a Direção Geral da Saúde*, está prevista a vacinação até abril de 670 mil pessoas com 80 ou mais anos. Na primeira versão, a previsão era de vacinar com todas das tomas da vacina 170 mil pessoas de mais de 80 e outras 170 mil apenas com a primeira toma.

Na sequência de apoio solicitado pelas autoridades de saúde, o Município cedeu o Pavilhão Carlos Queiroz e dotou o mesmo com as estruturas necessárias, bem como a disponibilização de material e serviços, a saber:  10 computadores (6 para os postos de vacinação e 4 para o pessoal médico e administrativo) e impressora multifunções; Ligação à eletricidade e à internet dos postos de vacinação e do pessoal médico; 11 mesas/secretárias (6 para os postos de vacinação, 4 para o pessoal médico e administrativo e 1 mesa para preparação das vacinas); 80 cadeiras (18 para os postos de vacinação, 10 para secretariado administrativo e utentes, 2 para médicos e enfermeiros – recobro, 50 para recobro dos utentes – 30 minutos após a toma da vacina);  2 cadeiras de rodas;  12 caixotes do lixo; 2 contentores para resíduos contaminados;  a ainda uma ambulância no local (9h00-18h30);

Para além desses apoios, a Câmara também realizou a contratação de pessoal para orientação dos utentes (6 pessoas, 8h30-18h00); e contratou, nesta fase, sete enfermeiros.





«A Câmara de Oeiras tem vindo a apoiar Serviço Nacional de Saúde desde a primeira hora, quer na oferta de equipamentos de proteção individual ou médico, quer com locais para funcionamento de instalações, bem como na contratação de recursos humanos, nomeadamente 16 enfermeiros para apoiar a vacinação nos lares e residências assistidas do concelho», aponta o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Retificação *OEIRAS INICIA VACINAÇÃO ANTI-COVID

Oeiras vai vacinar entre 8 de fevereiro e 19 de março cerca de 10.000 pessoas na primeira fase da vacinação anti-covid.

Por lapso, na notícia sobre a campanha de vacinação anti-Covid em Oeiras, intitulada «Oeiras inicia vacinação anti-Covid», em vez de citarmos a Direção Geral de Saúde, que prevê a vacinação, até abril, de 670 mil pessoas com 80 ou mais anos, citamos a Câmara Municipal de Oeiras como sendo a autora dessas previsões que são à escala nacional.

Por esta inadvertida troca de identificação das fontes, pedimos as nossas mais sinceras desculpas à Câmara Municipal de Oeiras, à Direção Geral de Saúde e aos nossos leitores.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here