Oeiras na vanguarda da mobilidade e da qualidade de vida

Oeiras continua na vanguarda da mobilidade, do ambiente e da qualidade de vida. Está é a principal dedução que se pode retirar da edição impressa de Olhar de Oeiras, que já se encontra disponível para download   

As alterações climáticas são uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade. Reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa através da construção de uma economia de baixo carbono é uma prioridade para evitar que o aquecimento global atinja níveis perigosos nas próximas décadas.  

Por isso, o concelho de Oeiras tem vindo a desenvolver várias ações no sentido de alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental. Estas ações têm expressão em áreas distintas, desde a sensibilização e educação à inovação tecnológica, passando pela criação mais ciclovias e parques de estacionamento, até ao controlo das cheias. 

Um facto é que “Oeiras está mais presente na discussão sobre a mobilidade. Já o tem feito no contexto da Área Metropolitana de Lisboa, mas agora tem uma posição mais ativa em todas as questões de mobilidade.” Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal, cuja autarquia, juntamente com a empresa municipal Parques Tejo, está a desenvolver um conjunto de projetos de mobilidade suave que colocarão o concelho na linha da frente da adaptação urbana aos desafios do futuro, desenvolvendo designadamente projetos como o Oeiras Move e o Oeiras Vai e Volta. 

“Encaminhamento das cheias” 

Ainda em termos ambientais, a autarquia apresentou o sistema de encaminhamento de água para fazer frente às cheias. Em princípio, o novo sistema de contenção irá encaminhar as águas da chuva para evitar cheias em Algés, minimizando, dessa forma, as cheias na baixa de Algés. 

Por outro lado, nesta edição impressa, onde “se comemora” o aniversário da Polícia Municipal de Oeiras, fazemos um balanço aos últimos 6 anos da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, que investiu na melhoria do espaço público, no apoio a atividade das associações locais, inaugurou o Centro de Enfermagem de Queijas, reabilitou os mercados de Carnaxide e Queijas e ajudou a tornar uma realidade a Unidade Local de Proteção Civil, entre outros projetos.  

Segundo Inigo Pereira, “estamos a investir na melhoria da qualidade de vida dos nossos fregueses”. 

Por fim, em Olhar de Oeiras damos conta que o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, recebeu do Papa Francisco a medalha da Ordem Honorífica do Estado do Vaticano, de cavaleiro da Ordem de São Silvestre, este reconhecimento entregue pelo Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, Cardeal D. Américo Aguiar. O presidente dedicou esta distinção aos trabalhadores do Município e a todos os que colaboraram no desenvolvimento e empenho na organização da recepção da sua Santidade, o Papa Francisco, em Oeiras. 


Descarregue e leia a edição impressa Jornal Olhar Oeiras - Dezembro 2023 no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?